Resumo Risco E Retorno
Exames: Resumo Risco E Retorno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: limaestudo • 23/10/2013 • 251 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP
Risco e Retorno
10 de outubro de 2013
Obviamente, o risco e o retorno andam de mãos dadas quando se fala em investimento. Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco incluem: a volatilidade, o conhecimento dos diferentes tipos de risco, a compreensão do funcionamento de uma pirâmide de risco e a percepção de como o risco afeta o retorno. Isto vai permitir que seja capaz de tomar decisões de investimento prudentes se comparar os dois fatores um com o outro.
O investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de risco associados a cada tipo de investimento. Numa perspectiva de construção de uma carteira de investimentos, deverá começar por investir em ativos com menor risco, tipicamente fundos de investimento, depósitos a prazo e obrigações. À medida que a sua carteira vai ganhando dimensão, poderá expor-se a níveis de risco superiores, procurando assim uma performance de rentabilidade superior: ações, derivados e futuros.
O risco é retratado na área financeira, como sendo a variância ou o desvio em relação a uma média. Atualmente, o conceito de risco é utilizado diariamente na maioria das operações financeiras. O risco em seu sentido fundamental pode ser definido como a possibilidade de prejuízos financeiros. E o risco de um investimento está ligado à probabilidade de se ganhar menos que o esperado. O risco, no mercado financeiro, pode ser conceitualmente dividido em dois tipos básicos: risco diversificável também conhecido por risco não-sistemático e risco não diversificável: também conhecido por risco sistemático.
...