Risco E Retorno
Pesquisas Acadêmicas: Risco E Retorno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dailemke • 22/7/2014 • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 294 Visualizações
DAIANE
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E APLICAÇÕES FINANCEIRAS
RISCO E RETORNO
Trabalho acadêmico do curso de Administração Para composição do G2 – Administração de Recursos e Aplicações Financeiras Universidade Luterana do Brasil
Orientadora: Profª Valmira
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................. 04
1. RISCO ...................................................................................................... 05
2. RETORNO................................................................................................. 05
3. RELAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO ................................................ 06
4. TIPOS DE RISCO ..................................................................................... 06
5. TIPOS DE INVESTIDORES ..................................................................... 07
6. AVALIAÇÃO DE RISCO .......................................................................... 07
6.1 MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS (CAMP) ........................... 09
6.2 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ............................................................. 11
6.3 DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE ............................................... 12
6.4 DESVIO-PADRÃO ................................................................................. 12
6.5 COEFICIENTE DE VARIAÇÃO ............................................................. 12
CONCLUSÃO ............................................................................................... 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................ 15
INTRODUÇÃO
A análise de risco e retorno são ferramentas utilizadas pelos administradores financeiros para avaliar investimentos. Através das características de risco e retorno ou de suas combinações obtém-se o impacto sobre este investimento que limitara a decisão do gestor.
Risco e retorno são variáveis básicas da tomada de decisão de investimentos, estão presentes em qualquer operação no mercado financeiro. Cabe ao gestor ser capaz de definir, analisar e medir o risco, ser capaz de entender e compreender a importância do risco e do retorno para as suas atividades diárias.
É através dessas análises e planejamentos de finanças, que toda empresa irá decidir sobre o seu futuro, definindo seus investimentos.
1. RISCO
Segundo (BRIGHAM p.158) risco é a chance de ocorrência de eventos desfavoráveis ou a incerteza de obtenção do retorno esperado em uma aplicação financeira ou investimento.
(GITMAN p. 205) define risco como a possibilidade de prejuízo financeiro ou a variabilidade de retornos associados um determinado ativo.
2. RETORNO
(GITMAN p. 205) define retorno sobre investimento como o total de ganhos ou prejuízos decorrentes do investimento durante um determinado período de tempo.
Para o cálculo do retorno de um período, é utilizada a seguinte fórmula:
Esta equação é usada para determinar a taxa de retorno em um período que pode ser curto, como um dia, ou longo, como dez ou mais anos.
(GITMAN p. 205) afirma: “Os retornos de investimentos variam no tempo e entre tipos distintos de investimentos. Calculando as médias de retornos históricos em períodos longos, é possível eliminar o impacto do risco de mercado e de outros tipos de riscos”. Desta forma, o tomador de decisões pode dar mais atenção às diferenças de retorno atribuível aos tipos de investimentos.
3. RELAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO
Risco e retorno são dois fatores que andam lado a lado, no mundo corporativo, não há possibilidade aumentar o retorno de um investimento sem que seja aumentado o risco. A análise das relações entre o risco e retorno é o principal fator para um possível investimento. No mercado financeiro não há investimento sem certo risco, alguns mais outros menos, mais todas as operações envolvem risco para os investidores, os investidores só aceitam aumentar o risco se o retorno for mais favorável que o risco da operação. Toda operação financeira que envolve investimentos que tenha foco no retorno, terá um risco que incorrerá na operação, algumas vezes não são identificadas pelos investidores, porem sempre há o risco. Mesmo no investimento mais seguro no Brasil a poupança, o investidor corre o risco do banco abri falência, fechar e não pagar os investidores, ou como já aconteceu no País na década de noventa de o governo usar o dinheiro dos investidores. Outra forma seria guardar dinheiro sem investir, além de o dinheiro perder o seu poder de compra com o passar
...