Roteiro de preparação para negociações salariais
Projeto de pesquisa: Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianocrato • 2/6/2013 • Projeto de pesquisa • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 569 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR
Avenida João Batista de Souza Soares, 4121 - Colônia Paraíso - São José dos Campos – SP
CEP: 12236-660
www.unianhanguera.edu.br
ATPS de Técnicas de Negociação
Roteiro de preparação para negociações salariais
Disciplina: Técnicas de negociação
Tutor EAD. Marcio Ferreira
Fernando silva 423374
Ricardo Oliveira de Sousa 424589
Ana Rita Andrade 433487
Amanda farias 443300
Alisandra de Oliveira Coelho 435576
Juazeiro do Norte-CE, 15 de Abril de 2013
Introdução
Negociar é algo que parece ser um dom que todos nós nascemos, desde criança já sabemos usar técnicas de persuasão, de ganha-ganha e muitas outras formas que usamos para conseguir algo em troca daquilo que nos é pedido ou mandado por nossos pais ou terceiros, por exemplo: quando a mãe pedi para a criança colocar o lixo lá fora da casa, geralmente ela só faz quando a mãe promete algo em troca. Ou seja, há nesse momento uma negociação de interesses entre a mãe e o filho.
Sabemos que para cada tipo de negociação exige certa preparação do negociador e um certo nível de conhecimento de múltiplas teorias de negociação que existe, e que tais teorias devem ser muito bem exploradas para se negociar no mundo de hoje, pois a revolução do conhecimento faz com que as pessoas tenham mais argumentos exigindo uma boa preparação do negociador para obter sucesso.
Enquanto muitos consideram a negociação como algo que ocorre somente entre um comprador e um vendedor, ou entre um sindicato e a gerência de uma empresa em suas várias formas, a negociação é usada todos os dias para resolver diferenças e para distribuir recursos. Ela ocorre entre todos os tipos de pessoas – amigos, marido e mulher, crianças, vizinhos, estranhos, entidades empresariais e até mesmo entre nações.
Negociar exige habilidades, conhecimento e atitude para que tenha uma relação de harmonia entre as partes, mesmo tendo muitas vezes um confrontamento de opiniões e interesses, mas não deve faltar a ética e o profissionalismo.
Desenvolvimento
“Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”
Esse conceito de negociação é coerente, se levando em consideração que para as empresas que perceberam que o tipo de negociação ganha-perde teria pouca condição de se manter á médio prazo já que a parte que perde dificilmente negociaria de novo com a outra parte envolvida.
Além de ganhar é preciso manter um relacionamento duradouro entre as duas partes com o tipo de negociação ganha-ganha, onde ninguém sai prejudicado, sendo assim haverá a possibilidade de futuras negociações entre as mesmas duas partes.
A negociação nunca é fácil e, para que a negociação seja bem sucedida existem algumas condições que precisam ser atendidas para uma comunicação efetiva:
• Escutar atentamente e registrar tudo o que foi dito.
• Falar para ser entendido (não somente aquilo que pensa, mas certificar-se de que se está fazendo compreender).
• Fale sobre você mesmo e não sobre o outro
• Fale sobre objetivo
Estamos vivendo em uma época de globalização onde as tecnologias da informação estão cada vez mais acessíveis à maioria da população, por isso se tornou um grande benefício para as empresas que o façam eficientemente.
Segundo Martinelli e Ghisi (2012), a comunicação pode ser definida como “a troca de informação, compreendida e compartilhada entre duas ou mais pessoas e que tem por objetivo natural influenciar o comportamento”. Trata-se de algo complexo, que precisa ser orientado para que não caminhe para o mal-entendido e resultados insatisfatórios. Ainda segundo os autores, se a comunicação é deficiente, “o sentimento de incomodo e incompreensão são imediatos”.
Se uma comunicação adequada tende a eliminar os mal-entendidos e a influenciar o comportamento das partes, imagine o que a
...