STRESS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Exames: STRESS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: esdrascsj • 15/6/2014 • 2.539 Palavras (11 Páginas) • 396 Visualizações
Esdras Carvalho Santos Júnior
Lucimar N.S Melo
Marquinhos (aqui)
Vinícios (aqui)
Antônio José Santana
Resumo
Este artigo pretende abordar as conseqüências e soluções para o estresse no trabalho e trazemos aqui os mecanismos necessários para que saibamos lhe dar com aquilo que o tema aborda. Diante disso, nos deparamos com uma situação onde precisamos seguir algumas regras que iremos mencionar, são elas: Planejamento, exercícios físicos e dieta, biofeedback, meditação ou relaxamento e, por fim, psicoterapia e Psicanálise.
Palavras-chave: conseqüências e soluções, regras.
Abstract
This article aims to address the consequences and solutions to workplace stress and bring here the mechanisms necessary for us to know what to give the theme approaches. Therefore, we face a situation where we need to follow some rules that we will mention, they are: planning, exercise and diet, biofeedback, meditation or relaxation, and finally, psychotherapy and psychoanalysis.
consequences and solutions, rules.
1. INTRODUÇÃO
Antes do stress vem o ser humano, o corpo humano quem sofre, podemos dividir em cabeça, tronco e membros. Para os psicólogos estudiosos da área, acredita que essa divisão é apenas didática e que o ser humano reage sempre como um todo complexo, interligado em profundas e complexas relações, que embora pouco compreendidas, são permanentes e fundamentais na vida do ser humano. Existe uma inter-relação das dimensões biológica, psicológica e social é inerente a cada ser humano e cada uma dessas características humanas contem aspectos especiais e diferenciam-se em termos de funcionamento e modos de reação, mas são totalmente interdependentes. A dimensão biológica refere-se as características constitucionais herdadas, incluindo os diferentes órgãos e sistemas que promovem o funcionamento do corpo humano, como o sistema glandular, cardiovascular, gastrointestinal, entre outros, inclusive a resistência e a vulnerabilidade do corpo. A dimensão psicológica corresponde aos processos afetivos, emocionais, intelectuais, conscientes ou inconscientes, caracterizando a personalidade, a vida mental, o afeto e o jeito de se relacionar com as pessoas e com o mundo que as rodeia. A dimensão social é relativa a incorporação e influências dos valores das crenças e expectativas das pessoas com as quais se convive, dos grupos sociais e das diferentes comunidades com as quais entramos em contato durante a vida, desde o nascimento. Inclui também a influencia do ambiente físico e as características ergonômicas dos objetos que utilizamos. Com essas três dimensões o corpo humano reage as situações da vida, dentro ou fora da empresa. Em função da integração dessas dimensões, o organismo, diante de cada reação desencadeada pelos diferentes estímulos a que está submetido, tende a uma volta ao equilíbrio. Mas esses impactos e as tensões que eles provocam deixam marcas e modificam as pessoas, inclusive seus corpos. No corpo de cada ser humano, estão as marcas da sua história, de seus esforços, de suas perdas e suas vitórias. As manifestações do corpo ao stress podem ser percebidas de forma inesperada pelas pessoas com quais convivemos. Como seres únicos, as dimensões biológica, psicológica e social são totalmente ligadas, vividas e desencadeadas de forma simultânea. A tensão ao stress geralmente escolhe uma dessas três dimensões para se demonstrar geralmente se demonstra no organismo das pessoas de diversas maneiras.
2. SIGNIFICADO DO ESTRESSE
O termo stress vem da Física, nesse campo de conhecimento tem o sentido do grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço. Ao pressionar com a ponta de um lápis a borracha que está a minha frente, pode perceber que se formará uma pequena depressão. Isso acontece com a grande maioria dos materiais, sendo a deformidade de maior ou menor grau, conforme a dureza deles e o esforço que são submetidos. Assim o conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço de adaptação. O termo stress é frequentemente apresentado de forma parcial e distorcido. A grande parte das desgraças pessoais e da saúde está relacionada ao stress. O stress pode provocar inúmeros acontecimentos, desde a úlcera do executivo, ao acidente de automóvel de uma personalidade, ao baixo rendimento de um atleta, ou mesmo de uma equipe esportiva, da incapacidade de uma pessoa em desfrutar uma relação intima com o parceiro, entre outros. O stress tem uma ligação com a qualidade de vida da sociedade, se a pessoa está estressada abaixa a qualidade de vida da sociedade que se torna ao seu redor, no ambiente organizacional o stress atinge os colegas de trabalho. A sociedade é cercada de vários fatores estressantes, são exemplos desses fatores, a velocidade das transformações sociais, da cultura, da politica, e do conhecimento, trazem várias consequências sobre a saúde da sociedade, aumentando a incidência de algumas doenças comuns na atualidade, como as doenças coronarianas. Com mais conhecimento, é possível diminuir os efeitos ou tornar algo positivo. Isso pode parecer impossível para muitas pessoas, mas o judô há muito nos ensina que com o uso de técnicas adequadas, podemos utilizar a força de nosso inimigo e derrota-lo. O stress para muitos estudiosos da área, entre eles psicólogos, psiquiatras, sociólogos, o stress não é bom e nem ruim, considerado impossível excluir o mesmo da sociedade, mais por outro lado ele pode ser um recurso importante e útil para uma pessoa fazer frente as diferentes situações de vida que ele enfrenta em seu cotidiano. A resposta ao stress é ativada pelo organismo, com o objetivo de mobilizar os recursos que possibilitem as pessoas enfrentarem situações, as mais variadas, que são percebidas como difíceis e que exigem delas esforço, essa capacidade tem sido de fundamental importância para a sociedade, ajudando a sobreviver e a desenvolver alternativas sobre como enfrentar as múltiplas situações de ameaça, concreta ou simbólica, que pode encontrar em sua existência. A vida sem stress seria chata, monótona e sem graça, não haveria desenvolvimento pessoal
...