Simulação Empresarial
Ensaios: Simulação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosanesouzza • 22/5/2014 • 603 Palavras (3 Páginas) • 629 Visualizações
TRABALHO FINAL PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLNA JOGOS DE NEGÓCIOS
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
1 - INSTALAÇÃO E PROCESSO INDUSTRIAL
A empresa ALFA com Capital Social no montante de $ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil) compete no mercado de telefonia celular.
Possui sede própria, com mobiliário básico e estrutura industrial que se materializa através de MÓDULOS INDUSTRIAIS COMPLETOS, possuidores de todos os recursos de manufatura necessários para transformar 1 matéria prima em um telefone acabado.
Três são os modelos de telefone celular que podem ser produzidos pela ALFA:
TELEFONE POP – Popular
TELEFONE LUX – Sofisticado
TELEFONE PLUS – Luxo
Para cada um dos modelos é necessário 1 única matéria prima, diferenciando-se apenas no esforço industrial necessário para produzir cada tipo (Custo de Manufatura Unitária – CMU).
Cada modelo exige a capacidade abaixo para ser manufaturada:
TELEFONE POP – Popular – 1 CMU
TELEFONE LUX – Sofisticado – 2 CMU’s
TELEFONE PLUS – Luxo – 3 CMU’s
Além do CMU é necessário 1 matéria prima para todo telefone produzido e para cada 20 aparelhos necessita-se de 01 funcionário para fabricá-los. Estes (funcionários), não podem ser transferidos de Módulo.
Cada módulo industrial possui a capacidade de 3.000 CMU’s.
A ALFA deve decidir quantas unidades de cada modelo devem ser fabricadas, sempre observando a capacidade máxima admissível em cada módulo industrial. Para esta avaliação se faz necessário montar uma matriz de restrições industriais para cada Módulo Industrial Contratado.
Deve ser computado:
- A quantidade de CMU’ disponível por módulo.
- A quantidade de matéria prima disponível.
- A disponibilidade de mão-de-obra disponível por módulo.
A maior quantidade seria sempre a menor das restrições.
Desta forma a empresa aperfeiçoa sua produção, alocando de forma mais proveitosa sua matéria prima, seus funcionários e o CMU disponível no módulo.
2 – ABASTECIMENTO
A compra de matéria prima é feita através de leilões, sempre no momento zero de cada ciclo. As cotações e quantidades desejadas devem ser colocadas em dois tipos distintos de leilões: Governos e Fornecedores Credenciados. O leilão atende às melhores propostas, seguindo a ordem: preço/quantidade disponível. A melhor cotação será atendida com prioridade e assim sucessivamente. A matéria prima adquirida nos leilões somente estará disponível no ciclo seguinte.
Eventualmente podem ocorrer leilões extras durante um ciclo, que são denominados ‘leilões árabes’. A matéria prima arrematada neste tipo de leilão é de qualidade garantida, de pronta entrega e pode ser utilizada no mesmo clico que foi adquirida.
A
...