Sistema de logística de transporte
Trabalho acadêmico: Sistema de logística de transporte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhandrus • 27/10/2014 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
Relatório de leitura 01
Referência:
LUNA, M. M. M.; et al. Planejamento de Logística de Transporte no Brasil: Uma analise dos Planos Nacionais e Estaduais. UFSC, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.ufsc.com.br>. Acesso em: 04 ago. 2014.
1. Objetivo:
Este estudo analisa os recentes Planos Estaduais de Logística e
Transportes (PELT), comparando-os segundo três eixos: infraestrutura e serviços de transporte, logística empresarial e facilitação comercial. Os resultados mostram que os PELTs têm, em geral, focado na avaliação da infraestrutura e na identificação de formas de viabilizar projetos para prover melhorias naquelas.
2. Estrutura do texto:
O sistema logístico de transporte;
O Planejamento do transporte e da logística de uma região e o papel da administração pública;
Estrutura para elaboração de um plano de transporte e logística;
Os planos de logística e transporte nacional e estaduais: O PNLT e PELTS;
Análise de discussão dos planos de logística e transporte nacional e estaduais;
3. Principais argumentos:
De acordo com o artigo os autores descrevem o aumento significativo dos fluxos, decorrente da globalização, que exige ampliação e melhoria da infraestrutura disponível para a realização das trocas comerciais. Mas as mudanças associadas a estes fluxos não se restringem a aspectos quantitativos. Mudanças estruturais e operacionais também têm sido constatadas. As mudanças estruturais envolvem os sistemas de manufatura e a geografia de produção enquanto as operacionais concernem, principalmente, ao transporte de carga e à geografia de distribuição.
Nessa etapa o governo deve desempenhar novo papel e novas funções, resultado das mudanças nas formas de interação e interdependência entre nações, economias e pessoas. Ao mesmo tempo, ressaltam que a capacidade da administração pública tornou-se limitada e as relações desta com as empresas e a sociedade civil ganharam importância, exigindo que o governo priorize a articulação ao invés do comando, a persuasão no lugar do controle e as parcerias substituam a execução. Os autores usam a expressão: “governar nos limites”.
Segundo os autores os grandes blocos de atividades que condicionam o desempenho da logística e do transporte de uma região são: a infraestrutura e os serviços de transporte, a logística empresarial e a facilitação comercial.
O PNLT e os sete PELTs brasileiros analisados foram lançados a partir de 2004 e três destes entre o segundo semestre de 2010, sendo que um ainda não foi concluído.
Por meio pesquisas o PNLT e os PELTs foram analisados segundo os três eixos temáticos apresentados na estrutura.
Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT)
Elaborado com embasamento científico e de forma participativa, a fim de orientar as ações públicas e privadas dirigidas ao Setor de Transportes.
Planos Estaduais de Logística e Transporte (PELTs)
No que se refere aos planos estaduais, foram analisados os apresentados pelos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná,
...