TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de logística de transporte

Trabalho acadêmico: Sistema de logística de transporte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de leitura 01

Referência:

LUNA, M. M. M.; et al. Planejamento de Logística de Transporte no Brasil: Uma analise dos Planos Nacionais e Estaduais. UFSC, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.ufsc.com.br>. Acesso em: 04 ago. 2014.

1. Objetivo:

Este estudo analisa os recentes Planos Estaduais de Logística e

Transportes (PELT), comparando-os segundo três eixos: infraestrutura e serviços de transporte, logística empresarial e facilitação comercial. Os resultados mostram que os PELTs têm, em geral, focado na avaliação da infraestrutura e na identificação de formas de viabilizar projetos para prover melhorias naquelas.

2. Estrutura do texto:

O sistema logístico de transporte;

O Planejamento do transporte e da logística de uma região e o papel da administração pública;

Estrutura para elaboração de um plano de transporte e logística;

Os planos de logística e transporte nacional e estaduais: O PNLT e PELTS;

Análise de discussão dos planos de logística e transporte nacional e estaduais;

3. Principais argumentos:

De acordo com o artigo os autores descrevem o aumento significativo dos fluxos, decorrente da globalização, que exige ampliação e melhoria da infraestrutura disponível para a realização das trocas comerciais. Mas as mudanças associadas a estes fluxos não se restringem a aspectos quantitativos. Mudanças estruturais e operacionais também têm sido constatadas. As mudanças estruturais envolvem os sistemas de manufatura e a geografia de produção enquanto as operacionais concernem, principalmente, ao transporte de carga e à geografia de distribuição.

Nessa etapa o governo deve desempenhar novo papel e novas funções, resultado das mudanças nas formas de interação e interdependência entre nações, economias e pessoas. Ao mesmo tempo, ressaltam que a capacidade da administração pública tornou-se limitada e as relações desta com as empresas e a sociedade civil ganharam importância, exigindo que o governo priorize a articulação ao invés do comando, a persuasão no lugar do controle e as parcerias substituam a execução. Os autores usam a expressão: “governar nos limites”.

Segundo os autores os grandes blocos de atividades que condicionam o desempenho da logística e do transporte de uma região são: a infraestrutura e os serviços de transporte, a logística empresarial e a facilitação comercial.

O PNLT e os sete PELTs brasileiros analisados foram lançados a partir de 2004 e três destes entre o segundo semestre de 2010, sendo que um ainda não foi concluído.

Por meio pesquisas o PNLT e os PELTs foram analisados segundo os três eixos temáticos apresentados na estrutura.

Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT)

Elaborado com embasamento científico e de forma participativa, a fim de orientar as ações públicas e privadas dirigidas ao Setor de Transportes.

Planos Estaduais de Logística e Transporte (PELTs)

No que se refere aos planos estaduais, foram analisados os apresentados pelos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com