SÃO PAULO ALPARGATAS: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA JUST IN TIME
Trabalho Escolar: SÃO PAULO ALPARGATAS: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA JUST IN TIME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joiceheberle • 8/11/2014 • 729 Palavras (3 Páginas) • 1.399 Visualizações
SÃO PAULO ALPARGATAS:
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA JUST IN TIME
Análise da aplicação do sistema Just in Time em uma indústria calçadista de Campina Grande – PB: um estudo de caso na São Paulo Alpargatas (INGREPO, 2010, vol. 2, nº 9, 12 páginas) dos autores Maria J. S. Feitosa, Juliana Luíza Aragão, Kelly L. Agra e Eliane F. Martins, tem como objetivo analisar se o sistema de produção Just in Time proporciona vantagens para a empresa estudada.
O artigo apresenta inicialmente a abordagem do sistema Just in Time de forma teórica, posteriormente, é descrita a análise realizada pelos autores na empresa em questão. O desenvolvimento do estudo se mostra de suma importância, visto que, as empresas operam atualmente em um ambiente empresarial globalizado, para sobreviverem e obterem vantagens competitivas necessitam de uma boa gestão de recursos de produção, ou seja, produzir com baixos custos operacionais e com qualidade.
A teoria do sistema Just in Time foi abordada no artigo de forma clara e objetiva, os autores salientam que o método foi desenvolvido na década de 50 pela Toyota Motors Company, com o objetivo de alavancar a produtividade, evoluindo ao longo dos anos, e que atualmente, inúmeras empresas operam utilizando o método, pois se trata de um conjunto de técnicas capaz de aperfeiçoar e controlar todo o processo produtivo, englobando desde a aquisição do insumo até a disponibilização do produto ao cliente. Dessa forma, segundo os autores, o sistema propõe a organização da produção de forma sistêmica, visando à redução de estoques, a maximização da qualidade, enfim, a melhoria contínua.
Na segunda página do artigo, foi abordada de forma resumida, a questão de que a indústria Brasileira percebeu a necessidade de aprimorar a produção a partir do momento em que passou a concorrer com países como a China, por exemplo. A São Paulo Alpargatas, utiliza o sistema JIT em seu processo produtivo, visando melhorar continuamente as suas atividades produtivas.
Os autores relatam ao longo do artigo, de maneira aberta, as análises que foram realizadas em relação à efetividade do JIT na empresa em questão.
Em análise, foi constatado que a empresa trabalha com duas formas diferentes de produção, no intuito de alcançar maiores fatias de mercado e lucratividade. A empresa trabalha com a produção empurrada, ou seja, para estoque, que é destinada ao mercado nacional, e a puxada, isto é, por encomenda, que é praticamente em toda sua totalidade é voltada para o comércio externo.
Em relação ao kanban, foi identificado que a empresa em questão utiliza no seu processo produtivo dois kanbans, um de borracha, e o outro de forquilhas, servindo como um sistema de informação para o setor de produção antecedente.
A redução de inventário, segundo os autores, é menos eficiente e adotada parcialmente, visto que, a empresa importa insumos em grande quantidade de outros países, e também apresenta ocorrência de estoques em relação à produção empurrada que é voltada para o mercado nacional.
Foi constatado também, que a empresa busca continuamente diminuir o tempo de setup, e que ao longo dos anos tal processo vez trazendo melhoras significativas para a otimização do tempo do processo produtivo.
A qualidade é um
...