TCC FINANÇAS
Trabalho Escolar: TCC FINANÇAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DENISHAYASHI • 26/3/2015 • 3.989 Palavras (16 Páginas) • 523 Visualizações
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP
PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS
SUZI HAYASHI
UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO E A AVALIAÇÃO RELATIVA (MÚLTIPLOS) COMO MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
São Paulo
2013
FOLHA DE APROVAÇÃO
SUZI HAYASHI
UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO E A AVALIAÇÃO RELATIVA (MÚLTIPLOS) COMO MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Este artigo foi apresentado para a obtenção do certificado de pós-graduação “Lato Sensu” em FINANÇAS EMPRESARIAIS da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, obtendo a nota ______________, atribuída pelo(a) orientador(a) professor(a) Aparecido Lisboa Pires .
São Paulo, 27 de maio de 2013.
RESUMO
Dentre as diversas formas de se avaliar uma empresa, o presente trabalho analisa a eficiência dos modelos de avaliação por fluxo de caixa descontado e por múltiplos e tenta identificar qual a metodologia mais indicada de acordo com os objetivos e caracteristicas da empresa alvo. A decisão pela melhor maneira para se avaliar uma companhia varia não só de sua capacidade em gerar resultados, mas também do setor em que a mesma atua e o tipo de transação para a qual está sendo realizada a análise. Para o estudo serão apresentados os conceitos mais tradicionalmente utilizados de fluxo de caixa descontado, bem como a avaliação relativa (múltiplos). Para abordar os dois modelos será demonstrado um estudo de caso envolvendo uma empresa produtora de metais sanitários (Empresa Y) e a Duratex, companhia de capital aberto com atividades similares à Empresa Y. As conclusões obtidas foram: (i) as duas metodologias de avaliação são consistentes, sendo que uma análise criteriosa dos dados da empresa alvo em ambos os casos podem acarretar em resultados próximos ou até equivalentes, como verificou-se no estudo de caso abordado; (ii) na avaliação de empresas não há uma metodologia considerada “ideal”, podendo até serem complementares, fazendo com que, quando utilizadas juntas, possam tornar a análise da empresa mais rica e próxima do “valor justo”, ampliando, assim, o potencial de análise e de segurança dos interessados em investir na entidade.
Palavras-chave: Avaliação. Empresas. Fluxo de Caixa Descontado. Múltiplos. Relativa.
1 INTRODUÇÃO
A definição do “valor justo” de uma empresa é um dos principais temas abordados em finanças. O processo de avaliação de empresas consiste na valoração de uma companhia com base nas suas expectativas de resultados para os próximos anos.
Uma análise detalhada e consistente é fundamental para que a apuração do valor da companhia seja o mais próximo de sua realidade, uma vez que a mesma representa uma ferramenta essencial em negociações de compra ou venda de empresas, operações em renda variável (IPO, OPA) ou para embasar decisões de investidores em determinados ativos. É ainda uma forma de avaliar a qualidade da gestão da empresa, buscando maximizar resultados de forma a gerar melhor retorno para o acionista.
Dentre os modelos de avaliação existentes, destacam-se principalmente o método do Fluxo de Caixa Descontado (“FCD”) e a avaliação por múltiplos de mercado (Avaliação Relativa).
O FCD é atualmente o método mais difundido no mercado e na literatura. Entretanto, nos últimos anos destacou-se também a avaliação por múltiplos de mercado, que estima o valor da companhia com base no valor de mercado de empresas que desempenham atividades similares. Esse método passou a ser muito utilizado na prática por ser considerada uma análise mais simplificada, que exige menor quantidade de informações e projeções do que o método tradicional, além de refletir as tendências de mercado atuais.
1.1 OBJETIVOS
Serão apresentadas as metodologias de Fluxo de Caixa Descontado e Avaliação Relativa, bem como sua melhor aplicabilidade na avaliação de uma empresa, visando uma valoração mais próxima da realidade da companhia e sua posição frente ao mercado.
O objetivo é analisar a eficiência dos modelos de avaliação por fluxo de caixa descontado e por múltiplos e tentar identificar qual a metodologia mais indicada de acordo com os objetivos e características da empresa alvo.
Serão identificados os princípios de cada uma das metodologias, suas características e qual a resposta que se obtém ao final de cada um dos modelos para que se possa então analisar qual a melhor técnica a ser utilizada em cada caso.
1.2 JUSTIFICATIVA
O presente trabalho é justificado pelo fato de apontar de maneira empírica as vantagens e desvantagens da utilização de ambas as técnicas, com o intuito de auxiliar na seleção da metodologia de avaliação mais adequada para valoração de uma companhia, de acordo com seus objetivos e práticas de mercado.
1.3 PROBLEMA E DELIMITAÇÃO
A existência de diversos modelos para avaliação de uma empresa disponíveis acarreta em uma questão importante para os analistas e investidores: É possível escolher qual a melhor metodologia para se avaliar uma empresa?
Para se decidir qual o melhor método a ser utilizado, torna-se essencial a identificação dos objetivos da análise a ser efetuada, bem como a constatação dos benefícios e também barreiras que possam existir durante o processo, para então selecionar a metodologia mais indicada. A decisão pela melhor maneira para se avaliar uma empresa varia não só de sua capacidade em gerar resultados, mas também do setor em que a mesma atua e tipo de transação para a qual está sendo
...