TRABALHO prática supervisionada Comporta Unidade disciplina organizacional
Tese: TRABALHO prática supervisionada Comporta Unidade disciplina organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: f24santana12 • 17/11/2013 • Tese • 4.189 Palavras (17 Páginas) • 581 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PADRÃO
ADMINSTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CAMPO GRANDE - MS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO PADRÃO
ADMINSTRAÇÃO
ARIOLDO CENTURIÃO JUNIOR - RA 360126
CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS - RA 374256
FABRÍCIO RAFAEL BRAGA - RA 353882
FLÁVIA SANTANA DE BRITO - RA 374140
JAIRO JORGE ARGUELHO – RA 360123
JOCIENE DE FREITAS ESPÍRITO SANTO - RA 350712
JORGE WILLIAM MALDONADO MARTINZ - RA 350713
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE COMPORTA-MENTO ORGANIZACIONAL
Atividade Prática Supervisionada a Curso de Adminis-tração do Centro de Educação a Distância da Universi-dade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para a obtenção da média semestral na disciplina de Comportamento Organizacional, sob orientação da Profa. Ma. Cristiane Vinholi de Brito.
CAMPO GRANDE - MS
2012
Introdução
Capítulo 1
Conceito Comportamento Organizacional
São áreas específicas que estudam o comportamento humano dentro de uma instituição ou organização, acompanhando as ações e atitudes dos indivíduos ou grupos. Propósito único é alcançar a produtividade, reduzir a ausência ao trabalho e a rotatividade, acompanhar o efei-to do ambiente e das pessoas na organização.
Comportamento organizacional trata-se do estudo mais aprofundado, analisando as ações e atitudes dos indivíduos no ambiente de trabalho, no comportamento dentro da empre-sa. Através do estudo do comportamento organizacional é que as empresas conseguem dimi-nuir a troca de funcionários e outros problemas que podem prejudicar uma empresa.
Possui como atribuições a explicação - possíveis causas que provocam fa-tos/conhecimentos dos motivos; a previsão - planejamento de acontecimentos futuros e resul-tados alcançados através de conhecimento específico; o controle – controle dos grupos para gerar eficácia.
Os maiores desafios do Comportamento Organizacional são; aumento produtividade, satisfação, motivação, comunicação eficiente, administração da diversidade, respeito à globa-lização, estimulo a inovação.
Com a globalização e com as mudanças causadas por ela no mercado as empresas fo-ram obrigadas a se adaptar, se atualizar para não ficar de fora dessa fatia consumista, que cada dia exige e consome mais, com essas mudanças e fases que ocorrem desde a época da revolu-ção industrial tais empresa vem sofrendo mudanças internas para haver essa adaptação, esses processos exigiram uma grande alteração no quadro de funcionários, foi necessário dividir os colaborados em pequenos setores para esse andamento, e com isso os gestores foram obrigados a se adaptar com esse novo tipo de trabalho. Cabe aos administradores um aprofundamento nas atualizações para uma melhor utilização do Comportamento Organizacional.
Administrar uma organização requer muito mais do que o exercício das funções básicas de planejar, organizar e controlar requer habilidades humanas em alto grau de refinamento. Hoje se vê a importância que o indivíduo possui na organização e que sua atuação e satisfação fazem toda a diferença, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores no ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal, sobre as percepções, seus recursos humanos e objetivos, o efeito no que tange a sua eficiência e eficácia.
Segundo Chiavenato (1999) define que comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas, é uma ciência interdisciplinar como a organização é um sistema cooperativo racional ela só pode alcançar seus objetivos se as pessoas que compõem coordenarem seus esforços afim de alcançar o que individualmente jamais conseguiriam.
Sistemas fechados são aqueles que não sofrem alterações com o ambi-ente externo já os sistemas abertos sofrem alterações com os ambientes externos.
Sistemas Abertos Sistemas Fechados
Seres Humanos Relógios
Plantações Computadores
Na atualidade, em que existe um acumulo de informações as empresas devem trabalhar com os sistemas abertos, pois só assim os seus departamentos vão podem in-teragir em todos os setores, conciliando suas necessidades. Uma empresa que trabalha no sis-tema fechado logo, não sofre alterações, nem procura novas informações, não se desenvolve e está condenada a extinção.
Chiavenato (1987), assim conceitua sistemas fechados: "sistemas fechados: são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".
Capítulo 2
Conceito de inovação:
O conceito de inovação é bastante amplo, depende muito de onde vai ser aplicado po-demos considerar a inovação como a exploração
...