Tecnologia de gestao
Por: teko12 • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
No começo da historia da saúde publica em nosso país os atendimentos eram feitos por instituições de caridade, paralelo a isso o Estado faziam algumas ações diante de epidemias e cuidados com algumas doenças como por exemplo, doença mental e tuberculose. Mais tarde a partir do século XX começa o atendimento as emergências e as internações gerais.
Mais a frente começa a ter atendimento especifico para trabalhadores de extrato de borracha e manganês, esse atendimento teve financiamento e inspiração dos EUA criando assim o programa Serviços Especiais de Saúde publica (SESp) mais tarde transformado em fundação (SESp).
No final de 1963 ocorreu outro marco para a historia da saúde publica (3º Conferencia nacional da saúde) onde se iniciaria o programa saúde para todos, porem com o inicio da ditadura militar em 1964 isso não foi possível por falta de vontade politica daquela época.
Para fazer com que o estado brasileiro se responsabilizasse e garantisse esse direito de forma universal foi necessário a união do cidadão juntamente com a igreja católica universitários da medicina e alguns poucos políticos e também agentes do município.
Nascem nos municípios justamente por estarem mais próximos da comunidade, as equipes de atenção primaria constituídas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde.
Em 1980 nasce o AIS (Ações Integradas de Saúde) programa que tinha parceria com a previdência em função do estado e do município com prestação de cuidados principalmente em primários ambulatórios, transferências de recursos para previdências. A partir de 1987 as AIS foram aprimoradas tornando-se então Sistema Unificados e descentralizados de saúde (SUds)que durou até meados de 1991 quando finalmente se implantou o Sistema Único de Saúde (SUS) tendo então as características de direitos a saúde publica e dever do estado de mantê-la. O SUS é o sistema de saúde pública que prevalece até hoje tendo objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde com igualdade a todos, porém sabemos que infelizmente ainda existe muitas falhas com essa questão no país.
A falta de médicos, a ausência de estrutura nos hospitais nas redes públicas e a dificuldade de conseguir atendimento são uns dos grandes problemas que o Brasil está enfrentando, sem contar a falta de medicamento e equipamentos necessários.
Isso acontece muitas vezes pelo descaso do governo, desvio de verba, e até mesmo pela corrupção.
O Brasil tem muito oque aprender e melhorar. Enquanto bilhões foram gastos nas arenas, milhares de pessoas esperam nas filas em filas de saúde e hospitais públicos, é preciso reverter a má distribuição de recursos e melhorar a infraestrutura nas regiões mais desassistidas.
...