Teoria Da Burocracia
Casos: Teoria Da Burocracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jackysbarros • 12/8/2014 • 653 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Vantagens da Burocracia
Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da Burocracia sobre as outras formas de associações. Entre elas, as seguintes vantagens:
1. Racionalidade em relação aos alcances dos objetivos da organização.
2. Precisão na definição do cargo e na operação pelo conhecimento exato dos deveres.
3. Rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito e por quem, as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos.
4. Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita.
5. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.
6. Continuidade da organização por meio da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica.
7. Redução de atrito entre as pessoas, pois, cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre as suas responsabilidades e as dos outros.
8. Constância, pois, os mesmos tipos de decisões são tomadas nas mesmas circunstâncias.
9. Confiabilidade, pois, o negócio é conduzido através de regras conhecidas.
10. Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia e formalizada, o trabalho é divido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função do seu mérito pessoal e competência técnica.
Racionalidade Burocrática
Implica na adequação dos meios ao fim. Isso, na burocracia, significa eficiência. Uma organização é racional se os meios mãos eficientes são escolhidos para implementação das metas.
Dilemas da Burocracia
A capacidade para aceitar ordens e regras como legítimas exige um nível de renúncia que é difícil de se manter. As organizações burocráticas apresentam uma tendência a se desfazerem. Assim, a racionalidade da estrutura racional é frágil e precisa ser protegida contra pressões externas, a fim de poder ser dirigida para os seus objetivos e não para os outros.
Disfunções da Burocracia
1. Internalização das regras e apego aos regulamentos
As normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. Com isso, o funcionário burocrata torna-se especialista, não por possuir conhecimento em suas tarefas, mas por conhecer perfeitamente as normas e regulamentos que dizem respeito ao seu cargo e função.
2. Excesso de formalismo e de papelório
A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações dentro da burocracia afim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito, pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação, e, consequentemente de papelório.
...