Teoria Da Contabilidade
Ensaios: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicolefarias • 24/9/2013 • 597 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
De acordo com Iudícíbus, o conceito de ativo é de extrema importância para Teoria Contábil mas ainda gera discussões e muitas vezes é compreendido de maneira errônea pelos alunos da disciplina. Assim tornando o estudo do ativo indispensável, pois através deles podemos avaliar a importância que este conceito para a definição de outros termos como passivo, despesas, receitas, perdas e ganhos.
Pode-se citar vários conceito de Ativo, para Hendriksen e Van Breda ativos tratam-se de reservas de benefícios futuros que são obtidos ou controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados. Já segundo Perez e Famá o ativo pode ser considerado elementos controlados pela a empresa que tenha a capacidade de proporcionar fluxo de caixa.
Após realização de uma pesquisa Goulart chega a conclusão que os profissionais da área entendem o conceito de ativo de forma superficial, sem considerar elementos importantes seja o direito específico a benefícios futuros. Apesar de a contribuição de pesquisadores para a formação deste conceito ter sido bastante válida, há falhas como restringir o conceito de posse do ativo. Iudícíbus destaca um conceito criado por estudantes de Teoria da Contabilidade “São recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa” .
A contabilidade Tradicional pode estar sendo deficiente já que não registra elementos importantes como ativos intangíveis o que pode de certa forma prejudicar a informação apresentada como por exemplo, investimentos na imagem da empresa, a conquista ou a perda de monopólio ou de uma concessão pública não são transações e não são registradas, o que pode afetar no valor das empresas e no patrimônio dos seus acionistas.
Com o desenvolvimento da sociedade primitiva para sociedade do conhecimento, e dificuldade das relações sociais e empresariais deu-se destaque ao capital intelectual.
As alternativas de mensuração podem ser dividas em duas classes: valores de entrada e valores de saída, para aperfeiçoamento desses conceitos surgiram outros a exemplo o teste de impairment, do fair value (valor justo) a recuperação do valor contábil de longa duração neste caso o valor contábil está menor que o valor recuperável pouco utilizado no Brasil e já bastante usado nos Estados Unidos. E do marking-to-market (marcação a mercado) avaliação de títulos baseado no preço de fechamento de mercado, capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros.
Portanto torna-se fundamental a noção de “benefícios econômicos futuros” para que se tenha uma correta definição e percepção do conceito de Ativo, inversamente o passivo buscam capturas impactos futuros pois o passivo corresponde o saldo da obrigação devida, existem novos temas sobre reconhecimento e mensuração tais como títulos híbridos chamado de instrumentos financeiro, são diferenciados como a característica de exigibilidade e patrimônio liquido. Passivo contingentes: segundo o SFAS 5, representa uma condição ou situação existente. Passivos ambientais: são as obrigações que a empresa tem com a natureza e a sociedade.
A percepção da importância destas discussões torna-se necessárias para formação básica dos profissionais em contabilidade, tem que haver um domínio das definições de receita, despesa, perdas e
...