Teoria Da Contabilidade
Casos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msalimaadm • 19/11/2013 • 4.290 Palavras (18 Páginas) • 286 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização, esta ligada as primeiras manifestações humanas de necessidade social de proteção à posse e de perpetuação de fatos ocorridos, com objetivo material de que o homem sempre dispôs para alcançar fins propostos.
Ela está ligada diretamente ao comércio, a contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela analisa todos os fatos relacionados com a informação, a movimentação e a variação do patrimônio administrativo, vinculando a entidade, com fim de assegurar seu controle e fornecer informações necessárias à ação administrativa, bem como seus demais titulares (proprietários do patrimônio), e as informações sobre o estado do patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas.
Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade apesar de ser considerada uma ciência social, assim como na economia e na administração, algumas vezes ela é chamada de técnica ou arte.
Independentemente de sua classificação, é está técnica, arte ou ciência que adquire cada vez mais importância dado ao crescimento das entidades.
Concluindo a contabilidade nada mais é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo, quanto no qualitativo, registrando os fatos e os atos de natureza econômica e financeira que afetam e estudam suas conseqüências em sua dinâmica. O nome deriva do uso das contas contábeis.
Neste trabalho, procuraremos deixar bem clara a importância da Contabilidade seja para uma empresa PJ (Pessoa Jurídica) ou para a vida pessoa PF (Pessoa Física).
Exporemos todos os tópicos relacionados a Elementos Contábeis, Demonstrações Contábeis e Regramento das Sociedades Anônimas S/A.
ETAPA (1)
1. Qual o objetivo da Contabilidade?
A Contabilidade é uma Ciência Social que visa o estudo do Patrimônio Liquido de uma entidade e avalia o desempenho dos negócios usufruindo da metodologia da mensuração, reunindo o Social e o Qualitativo e os demonstrando através de equação:
Ativo= Passivo+Patrimônio Liquido.
A contabilidade nada mais é que um sistema de informação e avaliação que visa o aprimoramento de demonstrações e também de analises de natureza econômica, financeira que é o lucro, física, empresa e produtividade de seus funcionários.
Seus contratantes são, basicamente, todo e qualquer Órgão ou Entidade que envolve dinheiro e que possam tomar decisões a fim de aumentar sua riqueza. Já seus usuários, na maior parte das vezes, são acionistas, credores, financeiras, integrantes do Mercado Capital e secundariamente os Administradores e o Fisco.
Seus principais relatórios são:
De Natureza Econômica: Demonstrações de Resultado e Exercício (DRE);
De Natureza Financeira: Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC);
De Natureza Física: Que abrangem complementos de valores monetários;
De Natureza Produtiva: Complementos asa Demonstrações Contábeis Tradicionais.
A contabilidade é utilizada nas tomadas de decisões dentro de uma organização ou empresa. Ela identifica, evidencia e divulga todas as informações da situação em que a empresa se encontra “hoje”, ou também pode prevenir intervenções futuras e/ ou até mesmo o fechamento de uma empresa, porque o seu papel é proteger o patrimônio das entidades.
A falta de informação, quanto a qualquer demonstração contábil, pode acarretar em deficiências na estruturação quanto à devida tomada de decisão, limitações aos seus usuários e uma linguagem inadequada quanto a suas demonstrações.
No entanto, uma instituição deve divulgar, com firmeza e clareza, todas as informações que contribuem para sua avaliação Patrimonial e conseqüentemente futuros resultados.
2. Qual a semelhança entre a vida financeira pessoal e a vida particular de uma empresa?
A Contabilidade por se tratar de uma Ciência Social, está presente em nossas vidas a todo o instante, pois ela é utilizada através de meios qualitativos com o intuito de expor todas as situações financeiras e econômicas.
No entanto, temos ciência de que para uma vida saudável pessoal ou empresarial a base de tudo é o planejamento.
Como eu uma entidade, na nossa vida pessoal se não tivermos um controle sobre nossas despesas, perdas e também sobre nossas obrigações, podemos acabar sofrendo uma deficiência estrutural.
Quanto à pessoa física tanto a jurídica possuem as “mesmas despesas”, por exemplo: água, luz, energia elétrica, internet e telefone.
Pode-se dizer que, enquanto precisamos de alimentos e roupas, as empresas precisam de matéria-prima que darão lucro.
A empresa gera lucros e resultados financeiros, a pessoa gera bem estar, tranqüilidade, realizações e interação entre seus componentes.
Porem, analisando uma empresa em relação as suas finanças, percebeu que há diferença obvias em relação à vida financeira de uma pessoa. Um grande exemplo disso é que quando uma empresa faz um investimento, ela visa lucrar em um futuro não muito distante, já para uma pessoa ao se fazer um investimento, sua primeira visão é suprir as necessidades.
Deste modo, também percebemos as semelhanças de ambas, onde uma pessoa presta serviço para a empresa e esta tem a obrigação de pagá-la. O que não difere da empresa, que presta serviço aos seus clientes, onde estes têm a obrigação de fazer o devido pagamento para suprir o combinado.
Desta forma, evidenciamos que vida pessoal é algo mais do que um simples controle de despesas e receitas, requer uma análise dos nossos comportamentos e hábitos de consumo, assim também é uma empresa tem que gerar lucro, aumentar o seu capital, enfim ambos são muito parecidos.
Concluímos assim que, uma vida pessoal nada mais é que uma vida cheia de responsabilidades para com a sociedade, da mesma forma que a empresa tem suas obrigações e ambas podem e muitas das vezes são muito semelhantes.
ETAPA (2)
1.
...