Teoria Da Contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sirlangia • 17/3/2014 • 3.305 Palavras (14 Páginas) • 362 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ANA NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS – RA 369413
ANECI ARAÚJO OLIVEIRA – RA 370881
ARLEANE DA SILVA SOUSA – RA 375905
ROSANGELA SOUSA DE ARAÚJO – RA 382421
SIRLÂNGIA PEREIRA DOS SANTOS – RA 369309
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
TUTOR EAD:
MARIA JULIANA LEITE KIRCHNER
BARRA DO CORDA – MA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ANA NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS
ANECI ARAÚJO OLIVEIRA
ARLEANE DA SILVA SOUSA
ROSANGELA SOUSA DE ARAÚJO
SIRLÂNGIA PEREIRA DOS SANTOS
TEORIA DA CONTABILIDADE
BARRA DO CORDA – MA
26 DE NOVEMBRO 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................1
A ORIGEM DA CONTABILIDADE..........................................2
METODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS...............................3
OBJETIVO DA CONTABILIDADE...........................................4
OS PIRNCIPIOS CONTÁBEIS......................................5
ATIVOS INTANGIVEIS................................................6
PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO.........................7
RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.........8
Introdução
A Contabilidade propõe-se a prover os usuários com informações úteis. Para tal, se utiliza do processo de identificar, mensurar, registrar e informar as mutações que ocorrem no patrimônio das empresas, de forma a permitir julgamentos fundamentados e decisões respaldadas.
Pode-se comparar a mensuração como uma "lente", através da qual o gestor vê a realidade organizacional. Como qualquer "lente", a mensuração pode aumentar, reduzir ou distorcer a imagem que o gestor tem da realidade. Assim, o problema central é estabelecer a "lente" que melhor auxilie o gestor no atendimento dos objetivos da organização. Ao se falar em mensuração lembra-se exatamente o que se pretende representar. Mensurar, em Contabilidade, é traduzir monetariamente o valor econômico dos objetos e eventos.
Normalmente, os números dão a impressão de exatidão. A exatidão, no entanto, nem sempre é facilmente obtida, quando se trata de Contabilidade, visto que se encontra no campo das Ciências Humanas e não no campo das Ciências Exatas.
O fato de que, os valores medidos na Contabilidade serem muito mais de características sociais do que fiscais, não deve levar a considerá-los menos representativos do que os calculados em outras áreas do conhecimento pois, apesar de certa subjetividade na medição de determinados valores, esta subjetividade pode ser muito bem definida e controlada. De certo modo, fundamenta mais a assertiva de que é melhor uma estimativa razoável do que o erro absoluto.
Para conhecer melhor o desafio que representa mensurar o Ativo de uma empresa, são apresentadas, neste artigo, várias formas de proceder tal ação.
Os objetivos deste estudo, portanto, são: discorrer sobre as formas de mensuração do Ativo; transmitir as diferentes bases que têm sido propostas para mensurar o Ativo; definir o diferente efeito gerado pela escolha por alguma das formas de avaliação em relação às demais; abordar a importância de mensurar o ativo intangível; e apresentar exemplos de aplicabilidade dos conceitos apresentados.
1
A origem da contabilidade
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.
Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada.
O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos.
A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto oPatrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem.
Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.
Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.
Os sumérios e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente
...