Tic Tecnologia da imformaçao
Por: lahy • 11/11/2015 • Projeto de pesquisa • 717 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – Anhanguera
Resenha sobre “NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NO PANORAMA DA INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL”
‘Comunicação: tecnologia e identidade’
A forma como se organiza qualquer sociedade depende de forma íntima, não somente do ambiente natural em que ela se posiciona geograficamente, mas também do nível/tipo de desenvolvimento técnico e o envolvimento com essa tecnologia, a mentalidade coletiva depende também desses meios de comunicação.
Este paralelo pode ser feito com outros períodos de avanço técnico, marcado por invenções singulares, que vieram para cumprir a necessidade exigida pela cultura da época, o desejo de se transcrever o que se dizia, e não recorrer somente ao mnemônico, assim como se faziam com os desenhos de uma parede, impulsionou o desenvolvimento da linguagem escrita, o que exigia incríveis feitos de abstração.
O códice, nosso modelo do livro, assim como os papiros, e o papel chinês, foram avanços, e esforços na melhoria da mídia utilizada para guardar qualquer que fosse a informação, o nome e os feitos de um Faraó e sua descendência divina ou registro das atividades financeiras de um império Chinês.
Podemos dizer que de mesma forma a Revolução Industrial também foi um atendimento das necessidades de uma sociedade que crescia em demanda de um número de itens, como botões, copos, panelas, alfinetes, agulhas, roupas, móveis e outros bens, que poderiam ser adquiridos, apesar de não serem de extrema importância. Pode se afirmar, que uma forma de observar o surgimento das máquinas, como uma resposta à demanda por itens, e não o que as máquinas impulsionaram o consumo.
Com o avanço do Capitalismo e o surgimento da imprensa surge uma comunicação geral muito mais complexa e vasta do que a vista anteriormente, jornais, periódicos, romances e revistas, fazem parte da vida feminina, que em uma sociedade patriarcal clássica ainda ficava reclusa a um certo número de atividades e deveres com a família e o lar, felizmente a leitura fazia parte desse conjunto na Europa e no Brasil Colonial das famílias mais abastadas.
Todos esses avanços podem ser interpretados como midiaesferas, cada esfera sendo relacionado com o meio e com as mídias disponíveis, que vão além do material físico pelo qual uma mensagem atravessa o espaço, mas também a forma particular de como essa informação é organizada e dependente de uma gama de fatores sociais.
Um estágio da informação anterior ao contemporâneo, e após o desenvolvimento da fotografia e do registro em vídeo, é a comunicação massificada, identificada por jornais, rádio, revistas, televisão, de poucos para muitos. A era do início na propaganda, a participação das primeiras táticas de associação de princípios com produtos materiais, a valorização de marcas.
O Estado atual da Tecnologia da Informação e Comunicação tem seu exemplo representado pela complexa rede de distribuição e compartilhamento de dados, em um meio digital, milhões de pessoas se conectam na internet. Aqui existe a forte presença do indivíduo com potencial de criar, produzir, onde o trabalho sobre a própria imagem torna-se capital, e valor em si mesmo, o eu é vendável, na sociedade atual que começa a cada vez mais valorizar a cultura, a capacidade de resolver problemas e analisar situações em detrimento do operário autômato de décadas passadas.
...