Trabalho Loja Desacatta
Por: AntonioAvelar • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.226 Palavras (13 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Negócios de Belo Horizonte
Tecnologia em Marketing
Edina Imaculada Pires Pereira/RA:1299117376
Tutor(a):
Desafio Profissional
Conselheiro Lafaiete
RESUMO
Este trabalho objetiva a elaboração do Plano de Negócios de uma loja de roupas femininas, trazendo uma proposta inovadora e exclusiva neste negócio, que além da venda de roupas também trará ao público serviços relacionados à moda, em um ambiente mais interativo. Por esta razão disserta-se sobre uma empresa de modas, não uma simples loja de roupas femininas.
Sumário
INTRODUÇÃO
1.0 MODA
1.1 MODA NO BRASIL
2.0 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
3.0 DADOS DA EMPRESA
3.1 DADOS DOS DIRIGENTES DA EMPRESA
4.0 PLANO DE NEGÓCIO
4.1 ASPECTOS TÉCNICOS
4.2 TECNOLOGIA ADOTADO
4.3 ESCALA DO PROJETO:
4.4 PLANO DE MARKETING
4.4.1 MISSÃO E VISÃO
4.4.2 ANALISE SWOT
4.4.3 OBJETIVOS E METAS ORGANIZACIONAIS:
4.4 POSICIONAMENTO COMPETITIVO:
4.5 LOCALIZAÇÃO DO PROJETO:
5.0 NATUREZA JURÍDICA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
5.1 NATUREZA JURÍDICA DO EMPREENDIMENTO:
5.2 SITUAÇÃO LEGAL
5.3 ORGANOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO, FUNCIONÁRIOS E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS:
5.4 PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO:
5.4.1 ESTIMATIVA DO MERCADO E PARCELA RELATIVA DE MERCADO ALVO:
5.4.2 PRINCIPAIS DECISÕES DE PRODUTOS / SERVIÇOS:
5.4.3 DECISÕES DE PREÇO
6.0 PLANO FINANCEIRO
7.0 INVESTIMENTOS:
7.1 LOCALIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO BÁSICO
7.2 CUSTOS E INVESTIMENTOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Um grande número de empresas não tem sucesso no mercado graças à falta de estudos de sua viabilidade, confiam na intuição e no conhecimento superficial no momento que decidem iniciar e se aventurar em um novo negócio. Segundo estatísticas do SEBRAE, metade das empresas não conseguem passar do primeiro ano de atividades. O início de uma nova empresa ou atividade envolve diversas ações, pesquisas e investimentos. Através de um plano de negócios, serão analisados o envolvimento necessário e o que deve ser feito para implantar o empreendimento, como também a sua importância para o seu sucesso. Uma empresa do comércio de Roupas e Acessórios Femininos fez surgir à necessidade de se elaborar um plano de negócios, pois este possibilita traçar um planejamento empreendedor e firme, para que se definam as condições de se atingir os objetivos definidos. Este projeto de viabilidade de implantação tem como principal interesse definir e avaliar o mercado, produtos, serviços, marketing e viabilidade econômica, assim como o investimento e o retorno que esse empreendimento possa trazer. A fim de cumprir os objetivos, este projeto assume um papel importante, possibilitando viabilizando uma tomada de decisões conscientes e fundamentadas para o sucesso do empreendimento.
1.0 MODA
Moda é o bem de consumo de quase todas pessoas da atualidade, assim como o bem-estar. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É formada por diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o desenvolvimento social no seu tempo no que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia.
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade, tais como usos, hábitos e costumes em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos. É um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que se forma com o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, econômico, social e sociológico.
A cada dia que passa o mundo da moda sofre mudanças, se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda é abordada sempre, se encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem. Pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação, instiga novas formas de pensar e agir.
1.1 MODA NO BRASIL
Por séculos o Brasil viveu à margem da indústria da moda internacional. Com uma indústria têxtil que movimenta cerca de US$ 33 bilhões anualmente, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, o que corresponde a 3% do PIB, o Brasil como produtor de moda era visto apenas como fonte de exotismo e trajes folclóricos. Como consumidor, reproduzia os padrões estéticos de consumo europeus ou norte-americanos ao longo da história. Assim, o país não tem uma tradição de ser lançador nem produtor de moda.
...