Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico e Preparação de Soluções
Exam: Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico e Preparação de Soluções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeriaga • 31/8/2013 • Exam • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 526 Visualizações
)
Tema da Aula (1): Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico e Preparação de Soluções
Datas: .14/08/13 - B – quarta; .21/08/13 - A – quarta; .16/08/13 1º horário - C - 2º horário - E – sexta; .23/08/13 1º horário - D - 2º horário - F – sexta
Objetivo (s): Reconhecer os principais recipientes volumétricos, estudar suas características e especificações de utilidade, e as técnicas de limpeza e manipulação. Preparar soluções aquosas de diferentes substâncias.
Número de grupos: 06
Material por Grupo
Quantidade Discriminação do Material Especificação (se houver)
03 Bastão de vidro
01 Proveta de capacidade volumétrica de 10 mL
01 Proveta de capacidade volumétrica de 25 mL
02 Proveta de capacidade volumétrica de 50 mL
01 Proveta de capacidade volumétrica de 100 mL
01 Erlenmeyer de capacidade volumétrica de 250 mL
04 Béquer de capacidade volumétrica de 50 mL
04 Béquer de capacidade volumétrica de 100 mL
01 Béquer de capacidade volumétrica de 250 mL
01 Bureta de capacidade volumétrica de 50 mL
01 Balão volumétrico de capacidade volumétrica de 50 mL
03 Balão volumétrico de capacidade volumétrica de 100 mL
04 Pipeta graduada de capacidade volumétrica de 5 mL
04 Pipeta graduada de capacidade volumétrica de 10 mL
01 Pipeta volumétrica de capacidade volumétrica de 5 mL
Papel absorvente
01 Espátula
01 Pisseta com água destilada
01 Frasco de vidro
01 Béquer contendo 300 mL de água recém-fervida
01 Frasco de polietileno
Observações:
Material nas bancadas laterais
Quantidade Discriminação do Material Especificação (se houver)
04 Balança semi-analítica
01 NaOH (P.A.)
01 HCl (P.A.)
Observações:
1ª parte (técnica para trabalhar com material volumétrico)
Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico
1-Objetivo
Nesta aula serão estudados os diferentes recipientes volumétricos, suas características, especificidades de utilização e as técnicas de manipulação e limpeza.
2-Introdução
Você já teve oportunidade de observar que em um laboratório equipamentos específicos são utilizados? Sendo a Química uma ciência de caráter também experimental, um dos procedimentos mais utilizados em laboratório é a medição. Medir significa determinar, com base em uma escala, a quantidade de alguma grandeza. Muitas vezes, a prática química não exige que sejam realizadas medidas precisas - isso acontece quando o caráter é qualitativo. Outras vezes, no entanto, é necessário saber com exatidão as quantidades (em massa ou volume) das substâncias que estamos utilizando. Para determinarmos a massa, utilizamos balanças que podem ser mais ou menos precisas. Para determinarmos volumes, utilizamos vários recipientes que nos ajudam a realizar medidas, também com diferentes níveis de precisão.
O resultado de uma determinada atividade prática depende, muitas vezes, do grau de precisão com que foram realizadas as medidas. Por isso, é importante conhecer os recipientes volumétricos, saber manipulá-los de forma correta, estar ciente dos erros que podem acontecer, e procurar evitá-los.
3-Unidades de volume
1 L = 1 dm3
1 mL = 1 cm3
1 L = 1.000 cm3 = 1.000 mL
4-Recipientes volumétricos
Proveta recipiente de vidro, ou plástico, muito utilizado para medidas aproximadas. As provetas possuem volume total que podem varia desde 50 mL ou mais.
Erlenmeyer frasco de vidro utilizado em titulações, aquecimento de líquidos, dissolução de substâncias e realização de reações químicas.
Béquer copo apropriado para uso em reações químicas, dissolução de substâncias, precipitações e aquecimento de líquidos.
Pipeta tubo de vidro utilizado para medir quantidades pequenas de líquidos, com maior precisão. Um traço de aferição na parte superior para indicar sua capacidade, e no seu bulbo está indicado o volume e a temperatura na qual foi calibrada. Já a graduada possui uma escala que permite obter medidas variadas de volume. As pipetas de vidro medem, em geral, volumes que variam entre 1 e 100 mL. Existem também as micropipetas que são mais modernas.
Existem as pipetas volumétrica e graduada.
Bureta é utilizada para medidas precisas de volume, especificamente em titulações e com uma torneira na parte inferior para controlar a vazão.
Balão volumétrico recipiente de vidro, como colo longo e fundo chato. Apresenta um traço de aferição no gargalo que indica sua capacidade volumétrica. É empregado para o preparo de soluções, ou para medir volumes precisos. Assim
...