Unidade de Ensino Cavalhada/Porto Alegre Superior de Tecnologia em Marketing
Por: lucmoura10 • 11/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.519 Palavras (11 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP
Unidade de Ensino Cavalhada/Porto Alegre
Superior de Tecnologia em Marketing
Disciplinas:
Direito Empresarial
Tecnologias de Gestão
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Luciano Moreira Moura – RA 8380831573
Desafio Profissional
Tutora: Rosane Cruz
Porto Alegre, 07 de Novembro de 2014
Introdução
Como contratados pelo empresarial INOXEL, para realizar o trabalho de consultoria em Gestão Empresarial, Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental, descreveremos ao longo deste trabalho um conjunto de análises e dados, para resolver problemas de gestão assim como melhoria de processos, que consequentemente poderão otimizar os resultados desejados.
O foco principal deste planejamento estratégico estará voltado para Gestão Empresarial, Produtividade, Qualidade sem deixar de lado o contexto Ambiental.
Também planejamos um programa de capacitação para a diretoria, com intuito em aprimorar suas competências gerenciais.
Em resumo, serão observados modelos de excelência em gestão e melhorias em processos com desenvolvimento em ações de sustentabilidade ambiental.
Passo 1
Análise Organizacional e Tecnologias de Gestão a serem aplicadas
Atualmente, as organizações necessitam estar globalizadas, conhecer os seus processos, suas interações e seus resultados, para gerenciá-los de forma adequada, a fim de manter o sistema controlado e seus objetivos e metas atendidos.
Ozsomer, Calantone e Di Benedetto (1997) ressaltam que a estrutura organizacional influencia diretamente a postura estratégica da empresa, sendo este um fator importante, que aumenta a inovatividade.
Consoante isso, a estrutura organizacional da empresa pode influenciar diretamente no desenvolvimento das inovações (Menguc, Auh, 2009).
Em nossas análises preliminares podemos identificar que o grupo INOXEL, desde sua criação em 2005, vem buscando evoluir em processos gerenciais e administrativos que consequentemente iriam fidelizar seus atuais clientes além de alavancar um crescimento na prospecção de novos.
É fato que mesmo com este foco, não vem ocorrendo à evolução desejada.
O primeiro ponto a ser apresentado será a Estrutura Organizacional atual, utilizando um modelo Vertical, com 4 níveis hierárquicos.
Neste modelo de organização observa-se um número menor de órgãos que se reportam a uma determinada unidade de comando, o que pode contribuir para a integração de atividades com grande sinergia entre si. Por outro lado, reduz-se a autonomia e autoridade dos órgãos subordinados, reduzindo assim, a velocidade de respostas às demandas (Brews, Tucci, 2004).
Organograma Grupo INOXEL
[pic 2]
Utilizando O Modelo de Excelência da Gestão (FNQ) iremos buscar a identificação das causas e ferramentas adequadas para alcançarmos os resultados desejados avaliando a qualidade da gestão, modelando o sistema de gestão com práticas de organizações classe mundial e com foco em resultados, visando ao desenvolvimento sustentável.
Uma ferramenta fundamental para identificarmos os caminhos a serem tomados é a Mandala do Modelo de Excelência.
[pic 3]
Com base nos dados obtidos, o grupo INOXEL precisa de um trabalho evolutivo em todos os critérios, porém serão priorizados os Processos, Estratégias e Planos além de Clientes.
Para melhorar a imagem, garantir a manutenção e crescimento da carteira de clientes, foram observados fatores como Análise e desenvolvimento de mercado, entendimento das necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais, gerenciamento da marca e imagem da organização e relacionamento com clientes.
A primeira medida adotada é a implantação do SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001, como opção estratégica e combinada com a alta Direção, visando elevar o nível de Gestão da Corporação através da melhoria contínua e padronização de seus processos, agregando valor aos requisitos de produtos e serviços ofertados ao mercado. Esta melhoria atenderá o objetivo de fidelizar os clientes além de facilitador no processo de prospecção de novos.
Neste processo foram executadas etapas fundamentais para introduzir a certificação. São elas:
Escolha do Representante da Direção – O processo foi realizado diretamente com o Diretor Presidente.
Diagnósticos e Planejamento - começou com um diagnóstico da empresa e terminou com um cronograma detalhado contendo cada atividade necessária até a obtenção do certificado desejado. Nele estarão definidos prazos iniciais para cada etapa, responsáveis, verificações, auditorias, etc.
Envolvimento dos Colaboradores – Esta etapa precisou ser conduzida com total atenção, pois, todo e qualquer movimento de mudança gera desconfiança e temor entre os colaboradores (boatos sobre demissões e questões sobre a saúde financeira da companhia).
Para o sucesso desta etapa foi fundamental que a alta direção mantivesse uma comunicação eficiente com os colaboradores sobre essa grande decisão, explicando os benefícios da certificação, a necessidade de colaboração mútua e até enumerar os desafios que serão enfrentados. Com isso foi possível criar um clima melhor durante o processo.
Documentos e Processos do SGQ – Nesta etapa o processo está em plena implementação.
- Mapeamento e interação dos processos
- Desenvolvimento de procedimentos e documentos
- Treinamentos dos colaboradores
Foram também realizadas auditorias Internas e Externas para análise Fiscal e de Certificação.
Um dos principais pontos esclarecidos a diretoria e demais colaboradores é fato de que o processo de Gestão da Qualidade precisa ser contínuo e que o certificado tem prazo de validade, além de serem necessárias certificações para manutenção do selo ISO 9001.
Ferramentas de Gestão e seus Objetivos
Para manutenção e melhoria constante nos processos a consultoria indicou a utilização de uma serie de Ferramentas de Gestão. Além dos ganhos financeiros e administrativos, o grupo estará aderindo a modelos utilizados pelos maiores grupo empresarias nos mais diversos segmentos.
...