Utilidade geral e marginal dos consumidores
Abstract: Utilidade geral e marginal dos consumidores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucalafa • 1/9/2014 • Abstract • 257 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
1. A curva de possibilidade de produção informa graficamente como a escassez de fatores de produção dão um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, sociedade ou país.
O ponto A é inatingível, devido a falta de recursos para chegar até lá.
O ponto C mostra o máximo possível de produção combinada dos dois bens, o bem 1 e o bem 2.
Os pontos B e D representam subemprego de fatores, capacidade ociosa, pois a sociedade podia aumentar a produção do bem 1 sem reduzir a produção do bem 2 ou vice-versa. Estes pontos representam situações nas quais a economia não está empregando todos os recursos de que dispõe.
2. Sabe-se que a água é muito útil e mesmo assim muito barata, já o diamante é supérfluo e bem caro. Isso ocorre porque a água tem grande utilidade total, pois ela é necessária, mas como é achada em abundância, tem baixa utilidade marginal. Já o diamante, que é raro e possui alto custo de produção, tem grande utilidade marginal.
Dessa forma, conclui-se que os preços de bens estão relacionados à utilidade marginal e não à utilidade total.
3. A utilidade total de um consumidor é a satisfação total que o consumidor extrai do consumo de um bem ou serviço. A utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.
A utilidade marginal de um consumidor é a satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem ou serviço. Ela é decrescente, pois o consumidor vai saturando-se desse bem ou serviço à medida que o consome.
...