Visão geral do investimento PLT
Tese: Visão geral do investimento PLT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tati123 • 10/9/2014 • Tese • 485 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
ETAPA 2
De acordo com o PLT de Analise de Investimentos “todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”.
Independentemente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos.
Segundo Santi Filho (2004) “é possível que uma empresa apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá à falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam".
O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a analise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo à situação real do mercado.
Com o controle do fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e capacidade de pagamentos futuros.
Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos potencialmente positivos e negativos para investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.
Muitos empresários não conhecem a importância do fluxo de caixa e por isso não são beneficiados pela praticidade e segurança oferecidos por esse meio de analise, porém, devido a sua praticidade até mesmo as pequenas empresas podem adotar esse meio de analise, trazendo resultados positivos para o negócio.
Com toda a competitividade existente no mercado globalizado, quanto mais o administrador ou investidor puder conhecer seu empreendimento ou investimento melhor ele estará diante da concorrência, e graças à previsão do fluxo de caixa vários métodos são desenvolvidos para analisar a viabilidade de projetos e conhecer, antecipadamente, se esse projeto é uma boa escolha.
O lucro contábil não pode ser utilizado nessas analises, pois contabilizam valores que já foram transcorridos, dessa forma, se o projeto fosse analisado a partir desse método, o investidor conheceria seus resultados somente após a ocorrência dos mesmos.
O conceito de competência (econômico) é referenciado na ocorrência do fato que gera o valor, ou seja, os pagamentos e recebimentos realizados são contabilizados de uma única vez em cada período de tempo.
No conceito de caixa (financeiro) os valores são considerados por data de recebimento ou pagamento, “são utilizados para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa”.
O fluxo de caixa, como pode ser subentendido pelo nome, utiliza o conceito de caixa e pode ser simplificado em entradas e saídas, determinadas pelo tempo.
Os fluxos de caixa relevantes, utilizados na analise dos projetos apresentam um formato padrão que segue a seguinte estrutura.
1- Investimento inicial ou nos períodos iniciais: são as saídas de caixa, que levarão sinal negativo, utilizados para dar inicio ao projeto, podem ser bens físicos ou capital de giro.
2- Retornos de caixa do Investimento: são as rendas advindas do projeto, que irão gerar fluxos de caixa positivos.
3- Valores residuais: são valores, normalmente positivos, que ocorrem
...