TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra da Coreia - Transformações Globais

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

       No que se refere à Guerra da Coreia, podemos afirmar que foi um evento muito sangrento e com muitas mortes, com muitos resquícios de um passado violento e de dominação japonesa, com acordos sendo feitos sem opinião dos próprios coreanos e uma intensa divisão de ideologia em uma época marcada pela bipolaridade.

       Com a expansão do Império Japonês no início do século XX, a península coreana fora dominada e se tornara uma colônia japonesa, fornecendo recursos naturais e soldados para o império. Nesse período, de 1910 à 1945, foi onde a Coreia sofreu uma tentativa de limpeza étnica, em que foram proibidos usar nomes coreanos, falar o idioma coreano e os nomes de lugares foram trocados pela língua japonesa, a população coreana passava por torturas e eram considerados inferiores pelos seus colonizadores e isso perpetuou-se até o final da guerra em 1945. Um pouco antes da derrota do Japão na guerra, fora firmado um acordo entre Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, em que a URSS declararia guerra a Japão, em troca que exercesse uma zona de influência na Coreia até o paralelo 38. Com o receio de que a União Soviética não respeitasse o acordo, os Estados Unidos ocupam o sul do país também, e assim a Coreia acabara sendo dividida sem o consentimento dos próprios coreanos. Durante esses anos, cada país começou a influenciar as partes dominadas com suas ideologias e doutrinações, acontecendo muitas manifestações nesse período, principalmente no lado sul. Como o tratado firmava, a União Soviética retira suas tropas em 1948 e no ano seguinte, os Estados Unidos retiram as suas também, deixando a Coreia por conta própria, finalmente.

       Com a saída das potências da Coreia, ela se encontrava dividida em duas partes, o lado Norte e o Sul. No Norte, era liderado por um líder comunista chamado Kim II-Sung, enquanto o Sul era liderado por um anticomunista chamado Syngman Rhee, que faria o possível para não deixar o comunismo se espalhar. Com ambos visando a unificação da Coreia a sua visão, a tensão aumentava cada vez mais. A Coreia do Norte buscou auxílio e apoio da URSS, que forneceu armamentos e suprimentos, e a China enviou cerca de cinquenta mil soldados chineses de origem coreana, tornando assim um exército de maior número e mais bem equipado, enquanto a Coreia do Sul estava com um exército muito enfraquecido e sem apoio nenhum. É quando em 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte inicia seu ataque surpresa sem nenhum motivo específico e acaba dominando quase toda a Coreia do Sul de uma vez, é então que os Estados Unidos acabam mandando algumas tropas para apoiar a Coreia do Sul, mas acaba não sendo eficaz, fazendo com que a dominação norte-coreana fosse bem rápida progressiva, encurralando as tropas adversárias em uma região chamada Perímetro de Pusan.

       Enquanto isso, era decidido que os Estados Unidos iriam enviar mais tropas junto do exército da ONU, com o motivo de que se não intervissem, o comunismo iria se espalhar pela Ásia de maneira descontrolada e que era dever deles não deixar isso acontecer. Enquanto as tropas paravam o avanço da Coreia do Norte, os reforços chegam na Coreia do Sul e começava as batalhas pela retomada do território sul-coreano, com estratégias muito bem elaboradas, e conseguiram reconquistar com sucesso, mas não pararam no perímetro 38 e adentraram a Coreia do Norte, tomando a capital Pyongyang, e adentrando cada vez mais, e quando a Coria do Norte estava quase toda dominada, a China decide intervir direto na guerra, mandando um exército grande para a retomada dos territórios e consegue êxito em sua missão, mas não pararam no limite e invadiram a Coria do Sul de novo e chegam a dominar a capital Seul de novo, mas não demora muito para os contra ataques acontecerem e os sul-coreanos retomam a capital, e a partir desse ponto, a guerra ficou travada praticamente no paralelo 38 e poucos territórios foram tomados desde então, começando assim um conflito de trincheiras, similar à Primeira Guerra Mundial, com maiores batalhas aéreas sendo disputadas, sendo esse período de 1951 até 27 de julho de 1953, em que um armistício foi feito e fora criada uma zona desmilitarizada na fronteira, selando o diálogo entre as Coreias até poucos anos atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com