A Introdução ao Pensamento Teológico
Por: Carolina Amarante • 7/9/2020 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO[pic 1]
Carolina Amarante Pereira - RA00214019 – RI NA1
AVALIAÇÃO DE INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO 2020/1
- O que é Teologia e para que se estuda?
A Teologia é a ciência que estuda Deus e a religião, assim como suas características e relações com o ser humano. Deus é o objeto principal da Teologia, significa um “discurso, um saber, uma palavra, uma ciência de ou sobre Deus”. Teologia significa também ciência divina, isto é, conhecimento do mistério de Deus.
Estuda-se Teologia porque o ser humano tem a necessidade de compreender, aprofundar, justificar e esclarecer sua fé. Trata-se de uma reflexão crítica, nela se busca a inteligência da fé. Portanto, a Teologia é estudada a fim de compreender a fé em seus princípios constitutivos, em seus elementos fundamentais.
- O que é necessário para se fazer teologia?
Para se fazer teologia é necessário, antes de tudo, inserir-se na própria mecânica teológica. A teologia é feita a partir da produção de novas formas de expressão da tradição viva da igreja. Isto se dá quando a pessoa se vê instigada pelas dúvidas sobre a realidade e existência. Portanto, para se fazer teologia, é preciso aprofundar-se no estudo das regras internas da teologia, que vão surgindo e tornando-se cada vez mais claras conforme é estudada.
- Qual relação da teologia com a vida humana?
Apesar de ser a ciência que estuda Deus, a teologia também é um discurso sobre o ser humano. Não há discurso sobre Deus que não passe pelo ser humano. A teologia é sempre apresentada como um discurso de Deus sobre o ser humano, é o discurso sobre o homem que fala de Deus.
- O que é ética e o que é moral e o que ambas têm a ver com teologia?
Segundo Leonardo Boff, a ética é parte da filosofia, são concepções de fundos, princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Ter ética é quando uma pessoa se orienta por princípios e convicções. Já a moral, por outro lado, é parte da vida real, é o nome dado a prática das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores. Ter moral é agir em conformidade com os costumes e valores estipulados. Nem toda pessoa que é moral é ética, e vice-versa.
Ética e moral estão diretamente ligados a teologia. A religião e a razão orientaram e orientam a ética e a moral das sociedades. O que realmente move e tem importância para as pessoas são suas convicções religiosas, aquilo em que elas de fato acreditam e o que as motivam.
- Introdução ao Pensamento Teológico contribuiu com a sua formação acadêmica inicial nesta modalidade excepcional durante a pandemia do novo Coronavírus?
Sim, contribuiu muito. Apesar das circunstâncias e do novo modelo de aprendizado, as aulas foram claras e explicativas. Nunca havia estudado sobre teologia antes e agregou muito com a minha formação em Relações Internacionais.
...