As Redes Cívicas
Por: 21104912 • 6/4/2020 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
As redes cívicas para produção de conhecimento técnico são voltadas para produção de conteúdo especifico sobre determinado tema, tornando este conteúdo disponível para movimentos sociais. Assim como o Edukatu, que utiliza seu site para estruturar e capacitar tecnicamente membros de organização da sociedade civil.
Este site é uma rede de aprendizado focada na troca de conhecimentos, práticas, materiais e desafios sobre o consumo consciente entre alunos e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todo Brasil.
Este site é aberto para qualquer escola, basta a escola ou professor cadastrar a turma para acessar as aulas e conteúdos exclusivos. O Edukatu, além de reunir temáticas sobre o consumo consciente, ele também propõe aos participantes circuitos de aprendizagem, com desafios, debates, criações e intervenções em comunidades escolares. Essa navegação guiada agrega valor e experiências ao aprendizado.
O intuito do Edukatu é tornar-se instrumento de mobilização, apoiando o desenvolvimento de uma comunidade de engajamento continuo a favor do consumo consciente.
Cada participante acaba se tornando um agente transformador na sociedade, ampliando as práticas aprendidas durante a jornada em seu dia a dia, em seu cotidiano.
Link para acesso ao site: https://edukatu.org.br/
Dentro dos padrões de interação dos atores cívicos da internet, temos a interpretação de interesses e construção de identidade coletiva. Neste padrão, são disponibilizados recursos para que os grupos se expressem e atualizem suas identidades. O Twitter pode ser um exemplo deste padrão, visto que esta rede social abre espaço para o debate, quebrando o silêncio e incluindo a todos os tipos de pessoas, fazendo com que estas mantenham seus lugares de fala.
O Twitter muitas vezes é utilizado por grupos que sofrem algum tipo de injustiça ou exclusão simbólica para expressarem seus sentimentos e se sentirem “acolhidos”.
Link para acesso ao site: https://twitter.com/explore
...