Hedge nas operações financeiras
Por: bruxa66 • 6/8/2015 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
- INTRODUÇÃO
“Hedge é uma estratégia (ou de proteção), que tem por objetivo evitar perdas em posições assumidas anteriormente ou em transações que serão realizadas no futuro. É, portanto, um mecanismo que visa, primordialmente, a proteger empresas das oscilações desfavoráveis de mercado. Sendo assim, não se deve montar operação de hedge com o objetivo de lucro” (Fundamentos da Proteção Financeira em Câmbio e Comércio Exterior, UCB, p.23).
O Hedge surgiu da necessidade de proteger os que trabalham com exportações das oscilações cambiais. O Hedge pode reduzir ou até mesmo eliminar a possibilidade de risco perante as negociações, mas, esse tipo de operação não se limita a proteger os riscos ligados à atividade econômica principal da empresa.
Uma forma quase que perfeita de Hedge, é aquela considerada simétrica, ou seja, onde a variação no preço da posição objeto, seja totalmente compensada pela variação no preço do instrumento utilizado para execução da proteção.
A dificuldade de realizar contratos diante das constantes variações das moedas estrangeiras em momento de crise, fez com que a empresa que chamaremos de empresa X atuasse com os Hedges Swap e NDF, visando obter um menor risco em suas transações comerciais.
Segundo Krugman: Obstfeid (2001) a partir da existência do comércio internacional de bens e serviços criou-se a necessidade de um meio para efetuar os pagamentos. As moedas, a partir daí, começaram a ter paridade entre si.
Desta forma, o presente trabalho está sendo desenvolvido visando responder: , a utilização de Hedge como proteção a curto prazo em um momento de crise é viável ao negócio. Um Estudo de caso com uma empresa de pescados.
- OBJETIVOS DA PESQUISA
Esta pesquisa tem por objetivo analisar se a utilização do Hedge nas operações financeiras da empresa de pescados X é viável.
- Objetivo Final
O objetivo final deste estudo é refletir se a utilização de Hedge de NDE e Swap na empresa de pescados X tem obtido resultados satisfatórios.
- Objetivos Intermediários
- Fornecer outras opções de proteção financeira
- Identificar possíveis falhas
- Analisar modelo de gestão da empresa X
- Comparar e analisar os resultados da empresa X
- SUPOSIÇÃO
- DELIMITAÇÃO DA PESQUISA
O estudo propõe avaliar a utilização do Hedge dentro de uma empresa de pescados localizada no estado do Rio de Janeiro, utilizando-se dos mecanismos de NDF e Swap para mostrar a eficiência das ferramentas de proteção financeira em um momento de crise.
O estudo ficará delimitado ao material de processos da empresa X, onde explicara como funciona o Hedge dentro da empresa.
- RELEVÂNCIA DO ESTUDO
O presente estudo visa mostrar dentro do contesto econômico financeiro, as ferramentas utilizadas para proteger suas transações comerciais para fora do Brasil em um momento de crise onde a variação cambial tem tirado o sono de muitos empresários.
Existem diversas maneiras de se tratar as transações de compra e venda internacional, mas no presente trabalho será mostrado apenas a diferença do Hedge de NDF e Swap, seus pros e contras com a utilização do sistema.
...