A Ajuda Humanitária
Por: Jessica Barbosa • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 465 Visualizações
Apreciação crítica (filme) – MODELO
Definição de “Apreciação crítica” Texto que expõe uma opinião fundamentada favorável ou desfavorável a propósito de um determinado objeto. Por exemplo, faz-se a crítica de um livro, de um filme, de um jogo, de uma peça de teatro, etc.. |
ESTRUTURA
A apreciação crítica segue a seguinte estrutura e é composta por 3 partes, sendos elas: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
TÍTULO (opcional)
- Deve ser curto, preciso e sugestivo.
Exemplo:
“A literatura e o amor segundo A Academia das Musas”
INTRODUÇÃO
- Deverá contemplar informações, como o nome do filme, do realizador, o ano em que foi produzido e o enredo do filme, etc..
Exemplo:
“No mais recente filme do realizador espanhol José Luis Guerin, A Academia das Musas (2015), o espetador é levado do príncipio ao fim a refletir sobre o amor, a paixão, o desejo, o ciúme, o sexo, a sedução. a relação masculino/feminino.
Numa mistura de documentário e ficção, é explorado as linhas ténues existentes entre a arte e a vida, valorizando a espontaneidade e a captura de pedaços do real, encarando o ator como um compromisso entre ele próprio e a sua personagem.
A ação do filme centra-se num professor de Filologia (Raffaele Pinto) que convencido do poder da arte e inspirado pelos clássicos, ele propôs-se a criar uma “Academia das Musas” destinada a regenerar o mundo pela poesia, através das míticas figuras (musas) que motivam a criação artística.”
DESENVOLVIMENTO
- Nesta parte deverão ser mencionados aspetos positivos e negativos do filme.
Exemplo:
“Uma das particularidades deste filme é que a personagem principal é um professor desta área, na vida real. Para além deste facto, outra peculiaridade resulta de todos os atores participantes serem amadores, por sinal excelentes.
Porém, há que apontar algumas deficiências, nomeadamente o abuso excessivo e insistente dos grandes planos, aproximando-o ao género documentário e os diálogos de amor no filme que são conotados como sofisticados e errantes.”
CONCLUSÃO
- Breve resumo das ideias principais mencionadas na parte do desenvolvimento.
- Reforçar uma ideia já mencionada anteriormente.
Exemplo:
“A Academia das Musas distingue-se claramente de outros filmes, na medida em que utiliza atores amadores e reais.
Porém, apesar deste filme usar a técnica de documentário, fazendo com que o espetador se identifique com o trama e que tenha simpatia pelas personagens do filme, não deixa de ser súbtil.
Este filme possui um enredo simples e não original, aproximando-o de outros filmes, como O Clube dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989).”
A literatura e o amor segundo A Academia das Musas
No mais recente filme do realizador espanhol José Luis Guerin, A Academia das Musas (2015), o espetador é levado do príncipio ao fim a refletir sobre o amor, a paixão, o desejo, o ciúme, o sexo, a sedução. a relação masculino/feminino.
...