A PONTE DE MACARRÃO
Por: GustavoGamer BR • 12/5/2020 • Projeto de pesquisa • 856 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA BÁSICA
CAROLINE DE CARVALHO FARRAPO RA:N306327
EDGAR LUIZ DE SOUZA JUNIOR RA:D8129F2
FELIPE DELGADO DO NASCIMENTO RA:D5567J4
JUCILENE DE FATIMA DA SILVA RA:D7538E0
LUAN ANTONIO CLAUDINO VIEIRA DA ROSA RA:D843125
LUIZ GUSTAVO RODRIGUES RA:D827BE7
PONTE DE MACARRÃO
Sumário
Resumo3
Objetivo4
Introdução5
Materiais e Métodos6
Procedimentos utilizados para realização da ponte de macarrão 7
Fotos de construção e conclusão da ponte8
Conclusão..........................................................................................................10
Referências........................................................................................................11
Resumo
O intuito da construção de pontes de macarrão é de motivar os alunos a empregar os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática, e utilizarem suas criatividades para a criação de uma ponte estruturada. No geral, através de análises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, além dos matérias, métodos e fotos.
Objetivo
Construir uma ponte de macarrão utilizando espaguete Barilla número sete com um quilo e com uma porcentagem de erro, visando á aplicação dos conceitos lecionados em sala, utilizando apenas colas tipo epóxi do tipo massa e resina, que seja capaz de suportar uma carga mínima de vinte quilos em cinco segundos.
Introdução
A competição de pontes de espaguete é uma atividade acadêmica realizada em varias instituições de ensino no Brasil e no exterior. O Record mundial de peso suportado pela ponte de espaguete é de 443 Kg e foi conquistado pelos estudantes de engenharia húngaros.
As forças entre os elementos de uma ponte de treliça devem ser determinadas para que cada elemento da sua estrutura possa ser desenvolvido adequadamente, A treliça é uma estrutura de elementos relativamente delgados ligados entre si pelas extremidades (HIBBELER, 2005).
Para projetar os elementos e as conexões de uma treliça, é necessário, em primeiro lugar determinar a força desenvolvida em cada elemento quando a treliça é submetida a um carregamento. Cada elemento de treliça atua como um elemento de duas forças e, consequentemente, as forças em suas extremidades devem ser direcionadas ao longo do seu próprio eixo. Se uma força tende alongar o elemento, é chamada de força de compressão. No projeto real de uma treliça é importante definir se a natureza da força é de tração ou compressão.
Materiais Utilizados:
Três caixas de Macarrão Barilla N°7;
Duas caixas de Durepox (epóxi tipo massa);
Cola epóxi do tipo resina;
Dois canos pvc de ½ de polegada com 20cm de comprimento;
Régua;
Lixas;
Alicate;
Pincel;
Balança;
Calculadora;
Papel;
Lápis;
Tesoura;
Procedimentos utilizados para realização da ponte de macarrão
1º Etapa
Para dar inicio a construção da ponte de macarrão primeiramente escolheu-se o modelo da ponte, no qual ficou determinado que fosse uma ponte em formato de treliça, utilizando-se arestas de macarrão, os fios foram presos utilizando cola nas extremidades de cada aresta.
O comprimento determinado da ponte foi de 105 cm e 15 cm de largura.
Após realizados os procedimentos, foi calculado a quantidade de fios de macarrão, sua massa, seu comprimento e o cálculo final da ponte.
2° Etapa
Após os cálculos realizados, iniciou-se o processo de montagem da ponte.
Para as trações determinou-se que utilizaria 11 arestas para que a distribuição de peso ocorresse em todas as estruturas da ponte, base e treliças, espessura das treliças, comprimento e posição das mesmas.
Desse modo foi dividido a quantidade de macarrão, prendemos e foi utilizado cola epóxi do tipo resina para unir os fios e hastes.
...