A Política
Resenha: A Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evandrosegundo • 2/9/2014 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Janine Ribeiro - As pessoas têm à disposição um instrumento para o qual, ao menos até agora, não estão preparadas. É como se você colocasse um carro superpotente nas mãos de uma criança. Ela não terá noção do poder daquela máquina. As redes sociais deram voz a uma multidão que não tinha voz, o que é fantástico: há 10 ou 15 anos, o único meio de tornar pública qualquer informação era a imprensa. Mas quem recebeu esse direito à palavra faz péssimo uso dele. O nível do debate é baixo, o nível da educação é baixo, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Em resumo, o instrumento – o Facebook, por exemplo – é superior ao usuário. O pior de tudo isso é que as pessoas estão se fechando.
etista só tem amigo petista, tucano só tem amigo tucano, evangélico só tem amigo evangélico. Os usuários, irritados, param de seguir no Facebook quem pensa diferente. É uma tendência clara. Portanto, um instrumento fabuloso para você aprender, para você refletir sobre novas visões, acaba sendo apenas uma ferramenta de reiteração do que você já acredita. Isso reduz ainda mais o nível do debate. O próprio Facebook, percebendo essa tendência, utiliza algoritmos que povoam a linha do tempo dos usuários apenas com posts de amigos que pensam de maneira semelhante à deles. No fim das contas, não faz muita diferença. Porque, quando as pessoas leem algo do qual discordam, respondem com violência.
E em relação às posições políticas, a intolerância cresceu no Brasil?
Brutalmente. Em especial depois da cisão entre o PT e o PSDB. O PT bateu muito nos tucanos durante o governo Fe
...