A Síntese Dinastias Chinesas
Por: Dienifer Silveira • 9/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.082 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
Síntese Dinastias Chinesas
SHANG - de 1600 a 1040 a.C. – CONFUCIONISMO
ZHOU - Final do século X a.C.- CONFUCIONISMO
QIN - (221 – 206 a.C) - ESCOLA DOS LEGALISTAS
HAN - 206 a.C - 260 d.C - CONFUCIONISMO
WU - Seis Dinastias (222-280 d.C) - CONFUCIONISMO
JIN – Seis Dinastias (265-420 d.C) - BUDISMO
LIU SONG - Seis Dinastias (420-479 d.C)- BUDISMO
QI - Seis Dinastias (479-502 d.C) – ?
LIANG - Seis Dinastias (502-557 d.C)- BUDISMO
CHEN - Seis Dinastias (557-589 d.C) - BUDISMO
SUI - 581-618 d.C. - CONFUCIONISMO
TANG - 618 - 906 d.C - BUDISMO.
SONG (norte e sul) - 960-1279 d.C - NEOCONFUCIONISMO
YUAN - de 1271 a 1368 d.C. - BUDISMO E TAOÍSMO
MING - 1368-1644 d.C. - NEOCONFUCIONISMO
Dinastia: SHANG
Período: de 1600 a 1040 a.C.
Origem: Representou a segunda Dinastia Chinesa, sendo sua aparição em 1600 até 1040 ac. e é considerada a origem do nascimento da cultura chinesa.
Nessa dinastia desenvolveu-se uma fabricação de bronze, o calendário, rituais religiosos e a própria escrita. O primeiro Rei dessa dinastia era preocupado com o seu reino e trabalhava não em favor de seu próprio luxo, mas sim do bem-estar comum, conquistado através do “mandato dos céus’’.
Funcionamento/características:
- Desenvolvimento da fabricação do bronze e controle da produção agrícola;
- Criação da escrita e do calendário;
- Desenvolvimento de técnicas de construção civil;
- Possuíam sofisticados rituais religiosos onde o imperador era visto como o oficial mediador entre os vivos e os mortos;
- Práticas de rituais consideradas pagãos, exercícios de sacrifícios coletivos.
Imperador de destaque: ?
Queda: ?
Corrente de pensamento predominante no período: CONFUCIONISMO
Dinastia: ZHOU
Período: Final do século X a.C.
Origem: A Dinastia Zhou é formada por invasores e chineses descendentes da cultura neolítica. Partiu de uma população que durante muitos séculos foi deixando de ser barbara e migratória até se tornar uma cultura fixa de base agrícola no Norte da China (Na região de Shaanxi).
Funcionamento/características:
- O poder não era centralizado e o sistema político se semelhava ao feudalismo;
- Casamentos entre familiares eram desencorajados para que não houvesse autoridade familiar e sim uma única autoridade, a do Rei;
- Havia conflitos entre o rei e as elites locais (quanto menor a cidade maior o poder das famílias locais);
- Circulação dos produtos por meio de tributos e presentes;
- Havia pequena mobilidade social em algumas castas;
- Ministros não eram contratados devido a sua casta e sim o talento (Esse fator reflete a situação de enorme guerra e conflito social);
- Período de florescimento das artes e da filosofia, assim como o desenvolvimento da economia.
Imperador de destaque: Rei WEN (1152-1056 AC)
Uma figura histórica na dinástica Zhou, reconhecido pela sua benevolência. Também ficou reconhecido pelo seu plano de fazer alianças com os seus vizinhos, de modo que a autoridade do Shou crescesse cada vez mais. Nesse sentido, esse crescimento de poder acabou incomodando a Dinastia Shang o que levou ambos á muitas guerras.
Queda: Devido as guerras e conflitos, foi impossivel obter a organização interna. A maior parte dos conflitos foi devido aos 7 reinos concorrentes que tentavam durante anos unificar a china e conquistar as demais terras. Não surgindo assim, por muito tempo, nenhum reino forte o suficiente para quebrar a ordem. Juntamente com a crescente de conflitos, surgia uma elite formada pelos senhores de terra que, eventualemtne, equiparam seu poder ao dos monarcas gerando uma quebra de lealdade, uma vez que eles não se submetiam de rei e competiam ativamente com o mesmo pelo poder real.
Corrente de pensamento predominante no período: CONFUCIONISMO
Dinastia: QIN
Período: (221 – 206 a.C)
Origem: A ascensão de Ying Zeng (260-210 a.C) da dinastia Qin deu-se no período dos Estados guerreiros pós 15 anos de luta contra a resistência do reino Chu. Esse fato teve como consequência a primeira unificação da China. Ying Zeng passou a ser chamado de Shi Huang Di, o primeiro imperador.
Funcionamento/características: Construção de um Estado forte e centralizado com o poder nas mãos do rei como tentativa de evitar a fragmentação que ocorreu no reino Zhou. O lema usado pelo imperador, seguindo a escola dos legalistas, baseava-se no direito de governar "tudo abaixo dos céus". Todos os materiais que não eram de origem legalista foram queimados. Iniciou-se a construção da muralha da China, o que resultou no trabalho forçado do povo. Além disso, o sistema de pesos e medidas e a escrita foram padronizados, estradas foram criadas a fim de facilitar o comércio interior.
Imperador de destaque: Shi Huang Di. O imperador tinha como objetivo a imortalidade, por isso, forçou o povo a construir um Maosoléu e um exército de soldados de terracota para proteger o local.
Queda: Pós a morte de Shi Huang Di iniciou-se a disputa pelo trono dentro da própria dinastia por Li Si, Zhao Gao e Ziying. Após a instabilidade desses imperadores deu-se uma guerra civil que teve como disputa principal pelo trono Liu Bang da dinastia Han e Xiang Yu da dinastia Chu. A vitória ficou com Liu Bang que obteve apoio popular.
Corrente de pensamento predominante no período: ESCOLA DOS LEGALISTAS
Dinastia: HAN
Período: 206 a.C - 260 d.C
Origem: Ascensão pós-guerra civil conta a dinastia Chu.
Funcionamento/características: o Império era centralizado e consolidado. Durante a dinastia ocorreu o desenvolvimento da medicina chinesa, astrologia, matemática e história. Intensificou-se o confronto entre a civilização e os chamados "bárbaros". A muralha da China foi expandida. O território foi expandido, ocorreu o desenvolvimento econômico, a população cresceu e tribos foram aculturas e assimiladas. Usava-se da diplomacia com povos nômades para evitar o conflito.
...