A composição química da água natural
Projeto de pesquisa: A composição química da água natural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kebrete • 8/10/2014 • Projeto de pesquisa • 517 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
composição química da água natural é obtida a partir de uma fonte enorme de solutos onde se incluem os gases e aerossóis da atmosfera, os produtos do arrastamento e da erosão de rochas e de solos, das dissoluções e das reacções de precipitação que ocorrem abaixo da superfície terrestre, assim como os produtos resultantes da intervenção humana.
A classificação de águas e de outras soluções aquosas em ácidas, neutras ou alcalinas requer processos de avaliação qualitativa e quantitativa com recurso a medidores de pH, sensores ou indicadores.
Como se avalia o pH de uma solução aquosa?
hamada escala de Sorensen o pH de uma solução que varia entre 0 e 14 permite classificá-la como:
● ácida se o pH < 7
● básica ou alcalina se o pH > 7
● neutra se pH = 7
quando a análise é realizada a temperatura de 25ºC.
O pH é um dos parâmetros mais importantes para caracterizar águas. A medição do pH deve ser feita no local de origem, mas, se tal não for possível, o recipiente de recolha deve ficar completamente cheio, sem quaisquer bolhas de ar, e ser rolhado imediatamente. Impedem-se assim alterações do pH provocadas por trocas gasosas com a atmosfera.
Regular o pH: Em lojas de piscinas tem os produtos necessários para medir e corrigir o pH da água de piscinas. Para medição usa-se estojos de teste que geralmente vêm com uma parte medidora de Cloro disponível e outra parte medidora de “pH“.
Seguindo as instruções do estojo de teste você fará a medição e caso a água esteja ácida você irá adicionar pH+, que normalmente tem como principal ingrediente o “Carbonato de Sódio”, um pó branco que tem como finalidade aumentar o pH da água fornecendo “Íons Carbonato”.
Caso a água esteja alcalina iremos adicionar um “diminuidor de pH” que na maioria das vezes tem como ingrediente principal o “Ácido Muriático” que diminui o pH da água fornecendo “Íons
H+”.O controle do pH da água da piscina, ou sua acidez, é primordial não só para a qualidade da água mas também para a durabilidade da piscina e de seus equipamentos como um todo.
Caso o pH da piscina esteja muito desregulado é necessário controlar a Alcalinidade, podemos definir a Alcalinidade como a capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos, consequentemente manter seu pH estável. A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.
Controlar a Alcanidade: assim como no pH, a alcalinidade da piscina desajustada para baixo. Ou seja: a alcalinidade normalmente tende a descer!
Se isto acontecer, e ela estiver abaixo de 80 ppm utilize o elevador de alcalinidade (por vezes chamado de estabilizador de pH ou pH Estável), que eleva a alcalinidade, estabilizando o pH.
Porém se a Alcalinidade estiver alta, ultrapassando 200ppm, aplique redutor de pH e alcalinidade.
É
...