A ética e as relações humanas de trabalho
Projeto de pesquisa: A ética e as relações humanas de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelcienzo • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.173 Palavras (9 Páginas) • 347 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa - ATPS
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Prof. EAD: Dante Bonetti de Freitas
TAGUATINGA/DF
2012
ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS
Prof. EAD: Dante Bonetti de Freitas
Professor tutor presencial: Agnaldo Rodrigues de Matos
Professor tutor à distância: Felipe Rossi
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
TAGUATINGA/DF
2012
MAPA CONCEITUAL
e
ANEXOS
ETAPA 01
O sistema de organização empresarial se destaca principalmente com um tema ético, onde é necessário que o gestor compreenda a ética e seus princípios: dever ser colocado em pratica a estruturação, associação, administração, transparência e controle de responsabilidades no quadro de funcionários da empresa, o gestor público é um profissional com um determinado planejamento, e competência para o trabalho da instituição publica ou privada, e quanto na esfera federal, estadual ou municipal, nas empresas de hoje, o departamento de recursos humanos é diretamente influenciado, e sempre tem passado por varias mudanças, a ideia e que o gestor de pessoas é o responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores, e dentre outras as funções do gestor de RH.
Ele irá planejar, implementar e gerenciar programas e projetos de políticas públicas, visando à obtenção de resultados sustentáveis, a partir da atuação ética e transparente. Ele também poderá atuar na gestão técnica administrativa dos diversos órgãos públicos, como orçamento, finanças, recursos humanos, entre outros. Quando o gestor público assume a função, precisa informar-se da cultura de sua organização, ou seja, a identidade da organização pode ser ensinada a novos membros do grupo. Desse modo, uma reflexão sobre a dimensão ética nas empresas deverá passar pelo resgate da qualificação profissional, deixando claro o que se pretende alcançar com a equipe multifuncional, incluirá também outros aspectos organizacionais com relação à dimensão pública da ética e da cidadania.
Gestão de pessoas, ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades, conceitos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar todos os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Ética faz parte dessa nova estrutura, alguns dos desafios do RH é também, encontrar pessoas qualificadas e capacitadas, lidar com as pessoas, motivar as pessoas, espírito de liderança.
Um dos grandes desafios dos gestores é lidar principalmente com pessoas, por não se ratar de um individuo qualquer, existe uma serie de conflitos que exige;
caráter, família, desejos, sonhos, frustrações e vários outros, e saber lidar com esta questão.
É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados, o caráter ético já se inicia com a influência familiar, ou até mesmo nas instituições de ensino na sociedade, onde pode tentar aperfeiçoar e melhorar os padrões éticos das organizações, e esse é o grande desafio do gestor na formação e recrutamento de colaboradores, com a influência de encontrar pessoas qualificadas.
Portanto, na questão ética das organizações empresariais, é necessário definirem vários objetivos dentro da organização, a principal responsabilidade de uma empresa é usar bem a sua tecnologia e apresentar um bom desempenho econômico, de forma a cobrir os custos e acumular capital. O compromisso das empresas envolve, sobretudo, questões raciais, de sexo, distribuição de renda, manutenção do meio ambiente e os problemas gerais da sociedade.
A ética da dignidade da pessoa humana poderá restringir a empresa na realização de qualquer tipo de discriminação, por uma visão preconceituosa de raça ou de sexo. Atuando com base no valor da dignidade da pessoa, a empresa põe em questão o desenvolvimento de uma prática coerente e se preservam os interesses da organização, de forma, a contribuir com a sociedade como um todo. As empresas passam ao administrador grandes responsabilidades e situações. Nessa função concentram-se os compromissos éticos, que geram sobre os indivíduos as expectativas éticas.
A cultura ética das organizações passa por certa compreensão do trabalho e das relações sociais. A empresa que tem o hábito de omitir ou roubar, que trata seus clientes e funcionários com desprezo, dificilmente terá um corpo funcional eficiente e ético. Contudo, para um exercício profissional ético, não basta apenas a competência técnica, mas torna-se fundamental o estabelecimento de relação de confiabilidade entre o trabalhador e a gerência, e assim por diante. É entendido que uma organização, que obedece com rigor a norma e os padrões da ética sempre será digna de um bom resultado.
ETAPA 02
A ética é um conjunto de principios morais dentro de uma conduta, seja ela pessoal, cultural ou profissional, e a moral é aspecto de condutas especificas, é temporal, é cultural, é conduta de regra, é prática e que tem efeito dentro da pessoa. A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei seja baseada em princípios éticos.
Ninguém pode ser obrigado a ser ético, em contra partida, todos somos obrigados a obedecer as leis, para isso existem as sanções decorrentes da desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto às questões éticas. A ética tem grande aplicação, como na economia, política e ciência política, também têm sido aplicadas à família, à sexualidade, é como a sociedade vê o papel dos indivíduos, conduzindo a campos distintos da ética e não relacionados. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana, e a moral é a qualidade desta conduta, quando se julga do ponto de vista do Bem e do Mal.
Diferencia-se da moral, pois,
...