ANALISE DO CONFLITO COMERCIAL NAS RELAÇÕES BRASIL - ARGENTINA
Dissertações: ANALISE DO CONFLITO COMERCIAL NAS RELAÇÕES BRASIL - ARGENTINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscilaElias007 • 11/12/2013 • 4.175 Palavras (17 Páginas) • 561 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PRISCILA SANTOS PEREIRA ELIAS
ANALISE DO CONFLITO COMERCIAL NAS RELAÇÕES BRASIL X ARGENTINA ENTRE 2009 - 2011
Campinas - SP
2011
PRISCILA SANTOS PEREIRA ELIAS
ANALISE DO CONFLITO COMERCIAL NAS RELAÇÕES BRASIL X ARGENTINA ENTRE 2009 - 2011
Trabalho Artigo Cientifico do curso de Relações Internacionais apresentado para a avaliação do rendimento escolar na disciplina de Atividades Supervisionadas ministrado pelo Professor Mauricio Cassar.
Campinas – SP
2011
Priscila Santos Pereira Elias
Analise do conflito comercial nas relações Brasil x Argentina entre 2009 - 2011
Objetivo:
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Curso de Relações Internacionais
Data de aprovação: ___ de __________________ de 20___
Prof. ..........................................: ________________________
Mestre em educação, ...................................
Prof. ...........................................: ________________________
Doutora em Educação, ..................................
Prof. ...........................................: ________________________
Doutor em Educação, ....................................
Dedico o presente Artigo Cientifico a todos os professores, ao Orientador Prof. Mauricio Cassar, ao Coordenador do curso de Relações Internacionais Prof. Enzo, aos meus familiares, à Profª Sandra Julia por me ensinar a ter a paixão pela geopolítica, e aqueles que de certa forma contribuíram para a realização deste projeto.
Campinas – SP
2011
AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus, que me concedeu força de vontade e perseverança para o desenvolvimento deste trabalho, e agradeço ao Professor Mauricio Cassar que sempre me ajudou em tudo o que eu precisei.
EPIGRAFE
“Toda a política do governo é cercar-se de garantias para se manter no poder.”
Adão Myszak
Análise do conflito comercial nas relações Brasil x Argentina entre 2009 – 2011
Priscila Santos Pereira Elias (UNIP) pspelias@bol.com.br
Resumo:
O objetivo deste trabalho é de analisar e apresentar o motivo dos conflitos comerciais entre Brasil e Argentina, uma vez que ambos países participam do MERCOSUL com o objetivo de integração entre os Países Membros, Países Associados, e possível participação futura de outros países da América do Sul. Ao qual podemos perceber pelo o que vemos através da mídia, este processo de integração está imaturo no momento.
Palavra Chave: MERCOSUL, Brasil, Argentina, Protecionismo, Barreiras Comerciais.
Abstract:
The objective of this study is to analyze and present the subject of trade disputes between Brazil and Argentina, as both participate in the MERCOSUR countries with the objective of integration between the Member Countries, Associated Countries, and possible future participation of other countries in America at the South we can tell by what we see through the media, this integration process is immature at the time.
Keywords: MERCOSUR, Brazil, Argentina, Protectionism, Trade Barriers.
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. MERCOSUL 02
2.1 Relações Comerciais Entre Brasil e Argentina 03
2.2 Qual o motivo do protecionismo ter tomado conta da Argentina? 07
3. CONCLUSAO 10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Não há, em nossa história uma reconhecida e autêntica guerra contra a Argentina, pelo menos não fora dos bastidores (político, e esportivo), porém na história da Argentina figura um capitulo que conta a história de uma guerra contra o império brasileiro (1825 – 1828). Este acontecimento se deu devido a vontade de portugueses e suas colônias (Brasil) quererem se apossar da área então nomeada como Cisplatina, interesse que era compartilhado por Espanhóis (Argentina), ambos com vontade de expandir seus territórios. E é aqui neste ponto da história que podemos ver aquilo que os argentinos chamam de guerra, em 1816 a Coroa portuguesa entra na Cisplatina e a declara como uma província sua, porém a civilização local não gostou nada da idéia pois não gostariam de fazer parte do território brasileiro, foi então que João Antonio Lavalleja, organiza um movimento para declarar independência da região. A Argentina por interesse no território da Cisplatina, ajuda no movimento, ofertando, força política, armas, alimentos, etc. O Brasil se revoltou declarando guerra à Argentina e aos revoltosos da região de Cisplatina.
Foram
...