AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL ESTADOS UNIDOS
Por: Alef22 • 3/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 371 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL/ESTADOS UNIDOS
SÃO PAULO
2017
AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL/ESTADOS UNIDOS
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito avaliativo da disciplina Trabalho de Curso – Projeto de Monografia no curso de Relações Internacionais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof.(a)
SÃO PAULO
2017
AS RELAÇÕES BILATERAIS BRASIL/ESTADOS UNIDOS
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito avaliativo da disciplina Trabalho de Curso – Projeto de Monografia no curso de Relações Internacionais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof.(a
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
__________________________________________________ ___/___/___
Prof.
Universidade Paulista – UNIP
__________________________________________________ ___/___/___
Prof.
Universidade Paulista – UNIP
__________________________________________________ ___/___/___
Prof.
Universidade Paulista – UNIP
SUMÁRIO
1. TEMA E OBJETO 6
2. JUSTIFICATIVA 7
3. PROBLEMA 8
4. HIPÓTESE 9
5. OBJETIVOS 10
6. REFERENCIAL TEÓRICO 11
7. METODOLOGIA 12
8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 13
9. PREVISÃO DE SUMÁRIO PARA A MONOGRAFIA 14
BIBLIOGRAFIA 15
ANEXOS 16
Este sumário foi gerado automaticamente pelo Word, portanto, NÃO deve ser digitado. Para atualizá-lo basta posicionar o mouse sobre o texto, pressionar o botão direito e escolher a opção ATUALIZAR CAMPO, marcar ATUALIZAR ÍNDICE INTEIRO e depois no botão OK.
- TEMA E OBJETO
Título: As Relações Bilaterais Brasil/Estados Unidos: Uma perspectiva comparada das políticas FHC/Lula.
Tema: As Relações Bilaterais Brasil/Estados Unidos: Uma perspectiva comparada das políticas FHC (modelo neoliberal) / Lula (modelo neodesenvolvimentista).
Objeto: Trata-se da verificação e análise de ações e comportamentos dentro da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos, a partir de uma analise comparativa entre os governos FHC (modelo neoliberal) e Lula (modelo neodesenvolvimentista). O foco é analisar ações e comportamentos desses governos, durante os oito anos de duração de cada um. Esses pontos serão trabalhados a partir da perspectiva de política externa brasileira, ou seja, como lidar com a política hegemônica e unilateral dos Estados Unidos buscando compreender as ameaças em potencial, imposições ideológicas no jogo de interesses, além de verificar analiticamente os pontos de maior fragilidade e divergência de interesses entre os países, seja na área econômica; com questões militaristas, criação e impulsionamento da ALCA, conflitos na questão da Amazônia; ou na área jurídica, nas disputas comerciais, luta contra o tráfico de drogas, entre outras questões.
- JUSTIFICATIVA
Mostrar a importância e o comprometimento dos governos brasileiros, através de suas ações, para a participação ativa do Brasil no sistema internacional e na busca pela conquista de seus interesses. Entender como o Brasil se relaciona com a potência imperialista na busca por um posicionamento forte e bem estruturado no tabuleiro internacional, verificando assim, os resultados dessas ações e seus efeitos na sociedade.
- PROBLEMA
Por que a política externa adotada durante os oito anos de governo Lula causou maiores conflitos e evidenciou maior divergência de interesses nas relações bilaterais com os Estados Unidos do que a política externa adotada durante os oito anos de governo FHC?
- HIPÓTESE
O nível de conflito com os Estados Unidos foi maior durante o governo Lula, pois tal governo deu maior ênfase ao neodesenvolvimentismo por meio de uma política externa ativa e altiva.
- OBJETIVOS
Compreender as diretrizes, métodos e ações de política externa dentro de ambos os governos (FHC/Lula) de modo a identificar as principais divergências e seus impactos, diretamente nas relações bilaterais com os Estados Unidos. Entender as fórmulas de política externa que ambos os governos brasileiros utilizaram para se relacionar com a potência imperialista norte-americana. Para tal entendimento far-se-á necessário evidenciar as ações antagônicas entre esses governos: FHC (princípios neoliberais) / Lula (princípios neodesenvolvimentistas). Pois, enquanto o Estado neoliberal tem seu principal momento no governo FHC, o governo Lula, por sua vez, foi à representação do Estado logístico (amplo movimento da economia), seria uma recuperação de alguns princípios do desenvolvimentismo, porém, sem abandonar alguns traços do neoliberalismo. A função do Estado no governo Lula, volta a ser o objetivo de desenvolver o capitalismo nacional, seguindo as regras do capitalismo financeiro, como se verifica na Carta ao Povo Brasileiro (Lula faz uma carta ao mercado financeiro se comprometendo a manter as bases da política financeira do governo FHC), ou seja, no governo Lula há uma flexibilização para abranger algumas características do governo FHC.
...