Aas Sa
Trabalho Universitário: Aas Sa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanaambrosio • 5/5/2014 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 415 Visualizações
No modelo de gestão estratégica de pessoas alguns valores precisam ser respeitados tais como o desenvolvimento mútuo, a satisfação mútua e consistência no tempo. Quais as condições que asseguram a efetividade deste modelo?
a.
Os critérios devem ser claros, manter a simplicidade e para serem validados e permanecerem precisam ter flexibilidade.
b.
Os critérios que norteiam a gestão de pessoas devem ser claros, manter a simplicidade e para serem validados e permanecerem precisam ser controlados.
c.
Gestão marcada por estímulo e valorização com exigência crescente nos resultados.
d.
Os critérios devem manter a simplicidade, ser claros e para serem aplicados devem ser definidos como uma regra a ser seguida pela gestão do negócio.
e.
Gestão marcada por estímulo e valorização ao desenvolvimento com exigência crescente nos resultados.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
De acordo com as Políticas de Gestão de Pessoas da Eletrobras, veiculadas em seu portal (www.eletrobras.com), as pessoas são agentes e beneficiárias do fortalecimento organizacional, contribuindo para a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade empresarial. As lideranças devem adotar modelos de gestão e ambientes de trabalho capazes de motivar e comprometer as pessoas com a estratégia empresarial, visando o desenvolvimento das competências profissionais, a excelência e o alcance dos objetivos organizacionais. Por sua vez, os colaboradores devem atuar com foco em resultados, empreendedorismo, inovação, ética e transparência. Deste modo, a Gestão de Pessoas deve estar estruturada para tornar o Sistema Eletrobras o maior sistema empresarial global de energia limpa, com rentabilidade comparável a das melhores empresas do setor elétrico.
À exemplo do que ocorre na Eletrobras, no que se refere ao papel de gestão de pessoas em uma perspectiva contemporânea, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta
a.
Deve privilegiar a capacidade da pessoa para assumir e desempenhar atribuições e responsabilidades de nível mais elevado. O desenvolvimento da empresa está relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e ser por elas desenvolvida.
b.
Deve concentrar-se nas rotinas trabalhistas e aspectos legais, tendo sob sua responsabilidade a administração dos documentos decorrentes do contrato de trabalho.
c.
Deve encarregar-se de um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, tendo como foco as práticas de controle de custos.
d.
Deve se focar em novas relações de trabalho, baseadas no vínculo empregatício e relações de controle e poder.
e.
O foco atual da gestão de pessoas é o controle do indivíduo, garantindo, deste modo, a produtividade.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?
a.
Criação de canais e mecanismos de estímulo para que as pessoas possam fazer fluir as suas ideias pela organização, bem como para que possam se engajar ativamente nas conversações importantes sobre as definições e as ações da estratégia.
b.
Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização ocorrem em função de tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição.
c.
Existência de um bom sistema de avaliação para que toda a organização possa conhecer o resultado dos esforços individuais, identificando as dificuldades, bem como as possíveis soluções de melhoria que ajudem a corrigir o curso da ação estratégica.
d.
Aumento da liberdade de decidir e agir; maior (co) responsabilidade pelas decisões e resultados; amplo conhecimento sobre os limites de seu campo de decisão e ação; maior acesso aos recursos necessários para a melhor decisão e ação (informação, equipamentos, rotinas otimizadas, etc.).
e.
Utilização de mecanismos de remuneração estabelecida com base no alcance de objetivos previamente negociados, tratada com justiça e absoluta coerência com todo o discurso de compromisso defendido pela organização.
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Em 2006, em workshop sobre internacionalização de empresas, o Prof Arnaldo José França Mazzei Nogueira apresentou o artigo Relações de Trabalho e Internacionalização no Brasil, no qual afirma que: “Na perspectiva das relações de trabalho, as questões se ampliam porque envolvem
...