Belo Horizonte
Artigos Científicos: Belo Horizonte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlinhos14758 • 25/11/2014 • 538 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
A Comissão de Estudo da Recuperação Econômica do Município de Belo Horizonte reuniu-se na sexta-feira, 19 de junho, para ouvir a Prefeitura da cidade sobre a situação atual da economia da capital mineira, bem como soluções para o combate da crise financeira mundial na mesma.
Os vereadores da Comissão haviam solicitado à Secretaria de Finanças Públicas do Executivo que elaborasse um estudo e apresentasse números coerentes para, dessa forma, fossem tomadas providências em relação ao assunto. Ficou constatado, segundo relatórios, que Belo Horizonte arrecadou, no primeiro quadrimestre de 2009, R$ 1.800.000.000, sendo quase tudo impostos e R$ 100.000.000 receita de capital, que é o que o município não pode gastar (recursos, do PAC, financiamentos do BDMG, etc).
A secretária adjunta de Arrecadações, Silvana Andrade, representante do secretário Municipal de Finanças Publicas, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, explicou que houve uma queda no ICMS de 15%, que representa 25% da receita. Porém, ela falou que Belo Horizonte teve um aumento nos recurso do Sistema Único de Saúde (SUS) e espera melhoras.
“A cidade não foi tão afetada pela crise como outras do Estado e do Brasil. Estamos elaborando estudos que deverão ficar prontos no fim de julho sobre a economia em nosso município e propondo ações de combate à crise, como a possibilidade de abaixar taxas para as empresas”, disse.
Contestação
Os parlamentares, porém, questionaram sobre os números e argumentaram se não haveria possibilidade de bons resultados ser ilusória. “O setor empresarial em Minas Gerais caiu muito nesses últimos meses e, mesmo apresentando vantagens em relação a outros locais, sabemos que Belo Horizonte não possui muitas indústrias e isso nos leva a pensar que a crise poderá afetar gravemente as finanças da cidade mais para frente”, falou o vereador Iran Barbosa (PMDB), presidente da Comissão e responsável pela realização da reunião.
A Comissão de Estudo de Recuperação Econômica convidará para a próxima reunião as seguintes entidades: Agência Metropolitana de Desenvolvimento de Minas Gerais; Fundação João Pinheiro, FIEMG, CDL, Associação Comercial de Minas Gerais, IBGE, Instituto Horizontes.
A reunião ocorreu às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes e contou com as presenças dos vereadores Iran Barbosa (PMDB), Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), Carlos Henrique (PR) e Elaine Matozinhos (PTB).
Mais informações no gabinete do vereador Iran Barbosa (3555-1180/1181)
Comissão vai discutir crise financeira mundial junto à PBH
SALA DE IMPRENSA CRISE ECONÔMICA
04/06/2009
A Comissão Especial de Estudo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, constituída para promover acompanhamento relativo à recuperação econômica do município, reuniu-se na sexta-feira, 5 de junho, às 13horas, no Plenário Helvécio Arantes.
O objetivo foi debater sobre a reunião que será realizada dia 19 de junho, na mesma hora e local.
O objetivo do encontro, de acordo com o vereador Iran Barbosa (PMDB), presidente da Comissão, é que a Prefeitura preste esclarecimentos à Casa
...