CADADANIA DO BRASIL LIVRO
Trabalho Escolar: CADADANIA DO BRASIL LIVRO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: albertogima • 3/12/2012 • 293 Palavras (2 Páginas) • 970 Visualizações
ESENHA CRÍTICA
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
José Murilo de Carvalho é um cientista político e historiador brasileiro, membro desde 2005 da Academia Brasileira de Letras. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na história do Brasil Império e Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania, republicanismo e história intelectual.
RESUMO
O livro trata vários aspectos do processo de construção da cidadania no Brasil, abordando assuntos como Direitos Políticos, Civis e Sociais. Para isso o autor retrata diversos fatos ocorridos, deixando clara a situação do país a partir de sua independência em 1822 até a expansão dos direitos políticos com a Constituição de 1988, passando por restrições ao direito de voto, submissão da maioria dos votantes a práticas coronelísticas, revoltas populares, avanços dos direitos sociais e diversos tipos de governo.
APRECIAÇÃO CRÍTICA
O autor demonstra que a lógica da construção da cidadania no Brasil é inversa, primeiro vieram os direitos sociais, depois os políticos e enfim os civis:
Aqui primeiro vieram os direitos sociais, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador que se tornou popular. Depois vieram os direitos políticos, de maneira também bizarra. A maior expansão do direito do voto deu-se em outro período ditatorial, em que os órgãos de representação política foram transformados em peça decorativa do regime.
A soma desses três direitos se fundamenta na justiça social.
A educação popular é a condição primordial para a construção da cidadania.
A escola é um locus fundamental de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma «antecâmara para a vida em sociedade» mas constituindo o primeiro degrau de uma caminhada que a família e a comunidade enquadram.
Não há cidadania sem a construção de um estado-nação:
...