CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO
Tese: CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daeuju • 26/4/2014 • Tese • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 297 Visualizações
Etapa 3
CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO
De um modo geral o termo controle tem um grande número de significados, incluindo dominação, comando, checagem, verificação e regulação, além de, frequentemente, ser relacionado a monitoramento e avaliação de desempenho (BALLARD, 2000).
Para Turner (1993), controlar significa monitorar o processo de execução, analisando as variações existente, comparado-as com o que foi planejado, realizando, se necessário ações que corrijam estes eventuais desvios.
Melles e Wamelink (1993) afirmam que o controle está intimamente ligado ao processo de tomada de decisão e que este processo deve ser realizado continuamente, visando à correção de problema ocorrido durante o processo de produção.
Hopp e Sperman (1996) definem controle como o processo estruturado pela qual o progresso é checado comparativamente ao que foi planejado e as ações que garantam o cumprimento do que foi planejado são tomadas.
Para Slack et AL.(1997), controle é o processo que deve lidar com as variáveis que compõem a execução de um plano, ou que impedem a execução de um plano.Neste sentido, para esses mesmos autores, controlar significa refazer os planos ou intervir no processo de execução, visando promover o realinhamento do processo de produção ao plano original.
O controle da produção (CP) é a última fase do PCP, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinjam os objetivos pretendidos.
Após a elaboração do plano de produção e emitidas as ordens e liberados os recursos, todas as unidades produtivas e as unidades de assessorias devem funcionar de maneira coordenada para a execução do plano e o alcance dos objetivos. O sistema produtivo deve funcionar integradamente. Para tanto, ele precisa ser controlado afim de que se assegure que aquilo que foi planejado está sendo executado e que os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. Trata-se de garantir a eficiência e a eficácia do sistema.
Como já apontado, a eficiência está relacionado com a execução da produção, com os métodos e processos aplicados e com a utilização dos recursos produtivos, enquanto a eficácia está relacionada com os objetivos desejados, isto é, com a quantidade e qualidade dos produtos/serviços produzidos pelo sistema.
Existem dois tipos de controle:
Controle do desempenho: isto é, controle que se realiza à medida que as operações estão sendo executadas. O controle do desempenho visa ao alcance da eficiência no cotidiano das operações.
Controle dos resultados: isto é, o controle que se realiza após as operações para verificar se elas alcançaram os resultados esperados. O controle dos resultados visa ao alcance da eficácia nos objetivos pretendidos.
Como a última fase do PCP, o Controle Produção apresenta as seguintes finalidades:
Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa.
Comparar o programado e o realizado.
Apontar falhas, erros ou desvios.
Elaborar relatórios para a direção da empresa.
Informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas.
O Controle Produção procura acompanhar e verificar, isto é, monitorar, os seguintes aspectos críticos do processo produtivo da empresa:
Previsão de vendas e suas possíveis variações;
Planejamento da capacidade de produção;
Plano de produção;
Lista de materiais que compõem os produtos/serviços;
Planejamento das necessidades de materiais ( explosão do PA em partes e componentes);
Compras;
Almoxarifado e estoque de MP;
Estoque de semilaborados ou materiais em vias;
Programação da produção, envolvendo aprazamento, roteiro, emissão de ordens e liberação da produção;
Depósito e estoque de PA.
A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.
Assim todo controle visa à:
Correção de falhas ou erros: o controle serve para detectar falhas ou erros, seja no planejamento, seja na execução, e apontar as medidas corretivas.
Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir falhas ou erros, o controle aponta meios de evitá-los no futuro.
O controle, pois, é importante na medida em que assegura que aquilo que foi planejado e organizado realmente cumpriu os objetivos pretendidos. É um certificado de que as coisas foram executadas de acordo com os planos, com os esquemas e com as ordens transmitidas.
FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
O
...