CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Trabalho Universitário: CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: suseltais • 3/1/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
Questão: Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista).
RESPOSTA
Nas organizações existe a distribuição e execução de tarefas, sendo que isto ocorre por intermédio das pessoas, não só as que executam, mas também as que administram a execução das tarefas. Para Max Weber existem diferentes tipos de dominação, porém, no geral, esta dominação nada mais é do que uma forma de ação racional com relação a valores, na qual varia conforme a cultura da sociedade.
A dominação, com foco nas relações de poder, nada mais é do que a possibilidade de impor comportamento de terceiros, no caso seriam impor aos subordinados, a vontade própria, no caso, do gestor, para cumprir com as atividades, resumindo a dominação trata da submissão e obediência, basicamente, entre dominantes e dominados, para cumprir com as atividades e funções, buscando respeitar a disciplina hierárquica, que trata-se de um fator necessário para satisfazer a burocracia.
Já quanto ao modelo de organização, para Max Weber, existe como característica a divisão entre planejamento e execução, ou seja, a separação entre política e a administração pública, enquanto uma se responsabiliza pela elaboração de objetivos, a outra foca na transformação das decisões em ações. A perspectiva desta deu-se com intuito de substituir a administração patrimonialista, que fundamentou das monarquias, que fazia com que houvesse confusão entre patrimônio público e privado.
...