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Ciencia Politica

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Por:   •  17/3/2015  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

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Para a autora Hanna Arendt o poder é a capacidade humana de agir concertadamente.Quem se isola e não convive, renuncia ao poder e torna-se impotente. Para o autor Focault não existe o poder e sim relações e praticas de poder. O poder existe como rede em toda a estrutura social envolvendo a todos.

Segundo Bobbio, existem tres formas de poder: o poder econômico

, que tem grande importancia no cenario de globalização; o poder ideologico exercitado pelo meios de comunicação; e o poder politico que possui a capacidade de recorre a força fisica e a violencia.

Não por acaso, os intelectuais constituem tema central da reflexão

viva e das históricas batalhas de idéias travadas por Bobbio. E nelas, fez da

dimensão ética o núcleo da problemática. Por isso, como reconhecia, o peculiar

debate “entre intelectuais a respeito dos intelectuais, isto é, a respeito de

si próprios, não têm trégua” (Bobbio, 1997, p. 7) e parece mesmo longe de

qualquer consenso. Resumindo o argumento, tratam-se de posições divergentes

sobre o problema se os intelectuais têm uma função específica e qual

é ela, e sobre as várias atitudes que eles podem ou devem assumir na

sociedade (Bastos; Rêgo, 1999). Mas também, dos vários modos pelos quais,

ao longo da história, foram propostas soluções para o problema das relações

entre razão e vontade, idéias e ações, compreensão e transformação do

mundo, teoria e práxis. E também neste ponto, adverte Bobbio, o problema

é perene, pois “se o homem de cultura participa da luta política com tanta

intensidade que acaba por se colocar a serviço desta ou daquela ideologia,

diz-se que ele trai sua missão de clérigo [...] Mas se, de outra parte, o homem

de cultura põe-se acima do combate [al di sopra della mischia] para não trair

e se ‘desinteressar das paixões da cidade’, diz-se que faz obra estéril, inútil,

professoral” (Bobbio, 1997, pp. 21-2, grifo autor).

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