Conferência sobre o “70º aniversário do fim da 2ª Grande Guerra"
Por: inesroque94 • 16/1/2016 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
SOCIOLOGIA DA PAZ E DOS CONFLITOS
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA DA PAZ E DOS CONFLITOS - ANO LECTIVO 2015-2016
DOCENTE: Maria da Saudade Baltazar
RELATÓRIO Nº 1
Conferência sobre o “70º aniversário do fim da 2ª Grande Guerra"
Relações Internacionais
Relatório
No dia 14 de Outubro de 2015, decorreu uma conferência sobre o “70º aniversário do fim da 2ª Grande Guerra”, na Universidade de Évora, no âmbito da cadeira de Sociologia da Paz e dos Conflitos, lecionada pela professora Maria da Saudade Baltazar. A elaboração desta conferência teve como objetivo “comemorar” os 70 anos do fim da 2ª Grande Guerra e relembrar alguns acontecimentos que nos marcaram e nos marcam os dias de hoje. Esta teve lugar na sala 131 CES, pelas 15h, tendo uma duração de sensivelmente 2h30. A conferência foi uma sessão aberta, com exposição evocativa em retratos sobre os 40 anos da Guerra Colonial e o 25 de Abril, acontecimentos marcantes na História de Portugal.
A 2ª Grande Guerra, foi um conflito sangrento que deixou danos irreparáveis em toda a humanidade, com uma quantidade inimaginável de mortes. Uma guerra entre Aliados e as Potências do Eixo, onde as imagens dos campos de concentração nazistas, mostraram ao mundo a face mais terrível das atrocidades que o homem é capaz de cometer.
Esta conferência foi uma sessão que contou com a presença, entre outros, do Sr. Coronel Carlos Matos Gomes, historiador e romancista. Este durante a guerra colonial cumpriu três comissões, em Moçambique, Angola e Guiné, nas tropas “Comandos”. Esteve envolvido desde o início na conspiração dos oficiais portugueses que deu origem ao 25 de Abril de 1974. Paralelamente à carreira militar desenvolve desde 1982 uma continuada atividade literária.
A conferência deu inicio com uma breve introdução da 2ª Grande Guerra, seguida por um documentário “Nuit et Brouillard”de Alain Resnais, realizado em 1955. Este documentário é feito por um sobrevivente dos campos de concentração, que retrata alguns dos acontecimentos que mais o marcaram e também descreve o sofrimento das pessoas que tentaram sobreviver.
O discurso do Sr. Coronel Carlos Matos Gomes, iniciou-se com a explicação da 2ª Grande Guerra, na perspetiva de tentar perceber como foi isto possível e como é possível hoje, ou seja, tentar evitar os erros do passado. A 2ª Grande Guerra, começou em 1939, e expandiu-se por todos os países da Europa e por todo o mundo. 1 de Setembro de 1939, os Alemães invadiram a Polonia, onde o tratado de Versalhes pode ter sido a causa indireta para a guerra. Este conflito teve um desfecho em 1945, marcado pela assinatura do tratado de rendição da Alemanha, Itália e Japão. De seguida, o Sr. Coronel Carlos de Matos Gomes, deu a sua opinião em relação a este grande conflito, realçando alguns aspetos e factos que influenciam os nossos dias de hoje e também respondendo a esta afirmação “Ainda vivemos no Mundo da 2ª Guerra Mundial”. Pelo que responde: “Se pensarmos, hoje vivemos com aspetos do passado, por exemplo a massificação, a obrigação de pagar, o totalitarismo, aspetos que não desapareceram.” Afirmando também que, o mundo em que vivemos atualmente é um reflexo direto do que ocorreu no episódio mais bárbaro da história moderna. O império erguido por Hitler foi a mais brutal e ambiciosa tentativa de reformular as fronteiras do continente europeu. A conferência cessou com os agradecimentos dos oradores presentes e aos convidados que assistiram.
...