Contabilidade Pública
Ensaios: Contabilidade Pública. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: piriquitojunior • 15/10/2013 • 899 Palavras (4 Páginas) • 609 Visualizações
Lista de Exercício 01
1) Responda as seguintes questões:
a. Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos.
O Balanço Patrimonial é a demonstração destinada a evidenciar, qualitativamente e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
- Conforme a lei 6.404/76 (Artigos 176 a 182 e 187) e NBC T3, o balanço patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
- No Ativo, encontra-se o grupos de contas do Ativo Circulante que abrange valores realizáveis em até 12 meses. Exemplos: Caixa, bancos investimentos de curto prazos, estoques, clientes, etc. Ainda no Ativo, o grupo do Ativo Não Circulante , são incluídos nesse grupo todos os bens e direitos de permanência duradoura que compreendem os acima de 12 meses. Exemplos: Veículos, imóveis de uso, patentes, etc.
- No Passivo, o grupo das contas do Passivo Circulante, nesse grupo são escrituradas as obrigações da entidade exigíveis em até 12 meses. Exemplo: Fornecedores, salários, etc.
- Ainda no Passivo, o grupo do Passivo Não Circulante que estão escrituradas as obrigações com exigibilidade acima de 12 meses.
- O patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e os passivos, é constituído por Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
b. Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade.
No Curto Prazo os ativos e passivos com liquidez e exigibilidade respectivamente até 12 meses e longo prazo, acima de 12 meses.
c. Quais são as regras básicas que orientam a distribuição de contas no Balanço Patrimonial?
No ativo as contas são dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez. No passivo as contas são dispostas em ordem decrescente de exigibilidade.
d. O que significa o termo liquidez?
Refere-se a velocidade e facilidade com qual um ativo pode ser convertido em caixa.
e. Qual o grupo do Ativo em que pode-se dizer que não há nenhuma liquidez para a empresa? Justifique.
Dentro do Ativo Não Circulante, o Imobilizado que normalmente é utilizado nas operações produtivas da entidade.
f. O que você entende por Ciclo Operacional?
Ciclo Operacional consiste no período de tempo desde a compra da matéria prima para a indústria ou de mercadorias para o comércio, até o efetivo recebimento relativo a vendas desses produtos ou mercadorias.
g. O que você entende por plano de contas?
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para os registros das operações da organização, devendo ser avaliados três principais diretrizes.
a – Atender as necessidades de informações da administração da empresa;
b – Observar formato compatível com os princípios contábeis e com a norma legal conforme lei 6404/76;
c – Adaptar-se tanto quanto possível ás exigências dos agentes externos, principalmente as legislações do Imposto de Renda.
h. “Um mesmo plano de contas serve para qualquer empresa.” Analise a afirmativa.
O Plano ou elenco de contas, é um conjunto de contas previamente estabelecido que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos da entidade. Ela deve ser personalizada, já que os usuários de informações podem necessitar de detalhamentos específicos que em um modelo de contas geral pode não atender.
i. Explique por que podemos afirmar que o Plano de Contas é de vital importância para a escrituração contábil de uma empresa.
O Plano de contas é vital, pois tudo que acontece ou não em uma empresa será documentado e é por esses processos de controles que se poderá decidir estrategicamente o futuro da entidade.
j. Por que codificamos ou numeramos o Plano de Contas?
Para facilitar os processos administrativos e operacionais da entidade.
k. É viável uma empresa em implantação importar um Plano de Contas de outra empresa de um mesmo ramo de atividade?
Na maioria das vezes essa decisão não é, pois poderá não atender as necessidades dos usuários internos e externos da entidade.
l. Conceitue
...