Criminologia
Seminário: Criminologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: satolep • 6/9/2014 • Seminário • 349 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
1. Direito Penal e Criminologia são dois saberes que se identificam, porque se debruçam sobre o estudo do crime. Porém, há diferenças significativas entre essas duas ciências. Cite uma dessas distinções, explicando-a.
Criminologia é uma ciência empírica que não tem nada a ver com Direito nesse sentido, e estuda o crime e o controle social, enquanto o Direito Penal é uma ciência normativa que tem como objeto de estudo o crime. Ele define o crime e cria penas.
2. Dentre as matrizes possíveis em matéria de Política Criminal, uma delas, a de Direito Penal Máximo, propugna a máxima intervenção do Direito Penal. Já a do Direito Penal mínimo apregoa a mínima intervenção dele. E o garantismo penal, o que ele significa?
O garantismo é a aplicação constitucional do Direito Penal, onde tudo deve começar e terminar na constituição.
3. Aponte qual das assertivas abaixo contempla os objetos de estudo da Crimologia:
(a) crime, vítima, criminoso e direito penal;
(b) crime, criminoso, vítima e sistema penal;
(c) crime, criminoso, vítima e política criminal;
(d) xxxx crime, criminoso, vítima e controle social;
(e) nenhuma das assertivas corresponde ao enunciado
4. Senador Magno Malta, Presidente da CPI da Pedofilia pretende instituir a pena de prisão perpétua para os crimes que envolvem essa prática, alterando, assim, a redação do Código Penal Brasileiro, e incluir essa modalidade de pena dentre o rol de sanções criminais, embora a Constituição Federal proíba. Para ele, os pedófilos são psicopatas irrecuperáveis, que planejam o crime, são monstros dissimulados e atávicos.
Considerando o texto acima, pergunta-se:
a) Qual matriz de política criminal o senador pretende reforçar com a sua proposta?
Direito Penal máximo
b) Qual matriz de política criminal o senador desatende ao propor esse tipo de sanção penal aos pedófilos?
Garantismo
4. O Ministro Gilmar Mendes do STF aplicou o princípio da insignificância ou da bagatela beneficiando cidadão que furtou frascos de óleo de amêndoas, totalizando um prejuízo de R$ 130,00. Ao reconhecer o crime de bagatela o ministro referiu que o Direito Penal só deve intervir quando seja estritamente necessário à proteção de pessoas, da sociedade ou de outros bens jurídicos essenciais. Pergunta-se: A decisão do ministro atende a qual matriz de política criminal?
Direito Penal mínimo
...