Desenvolvimento
Resenha: Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeeh02554612314 • 26/9/2014 • Resenha • 803 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
Desenvolvimento e Conclusão
Por Roberta Laisa Dantas de Sousa
Uma redação é um texto formado de uma passagem escrita, de um todo independente, em torno de uma ideia, de um sentido. Essa organização obedece a certos princípios, de modo que se crie um todo significativo, cumprindo um objetivo e uma determinada situação. Em um texto coerente todas as partes se encaixam; na verdade se completam, não pode haver partes que destoem ou contradigam as demais partes do texto. As conexões entre as partes internas da redação também devem ser estudadas. É o que se chama de coesão textual, está diretamente ligada às conexões gramaticais. De acordo com a finalidade existem diferentes gêneros de texto.
Foto: © iStock.com / arekmalang
Foto: © iStock.com / arekmalang
É importante ao escrever provocar uma reação em quem lê. Escrever sem dúvida é uma arte. Esta arte pode ser gradativamente evoluída em cada ser humano com o bom hábito da leitura. Ler várias linhas de pensamento, jornais, revistas, grandes obras de literatura, tudo pode contribuir para a ampliação do ponto de vista e formação de ideias.
Existem basicamente três tipos de redação: narração, descrição e dissertação. Cada tipo de redação possui característica própria e construção diferenciada.
Narração é contar, relatar uma história sem se preocupar em ser real ou imaginário. Caracteriza-se por uma progressiva de ações; apresenta elementos como personagens, narrador, fato, tempo, espaço. O foco narrativo é parte importante já que centra no ponto de vista do narrador da história. O mesmo pode estar em 1ª pessoa (eu), 3ª pessoa (ele) e narrador-onisciente.
Descrição é descrever objeto, pessoa, coisa ou lugares a que o texto se refere. Caracteriza-se por ter verbos de estado, metáforas e comparações, muitos adjetivos, uso de advérbios de lugar/tempo/modo.
Dissertação é analisar, explicar, refletir, conceituar, avaliar, expor ideias. Quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, uma tese, uma argumentação bem estruturada para se chegar a uma conclusão. Não se passa a dissertação no mundo extenso, mas no foro íntimo do sujeito, a dissertação interpreta a realidade. Uma boa e estruturada redação dissertativa deve englobar uma introdução (também chamado de início) chamativa; um desenvolvimento (chamado de meio) explicativo, argumentativo e informação consistente em idéias criativas; uma conclusão (chamado de fim) calcada nas ideias que transpassam todo o texto, como um fechamento claro e preciso, sem dúvidas e nem desmentindo o corpo do texto.
Introdução
É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo.
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.
Deve-se evitar em uma introdução
Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes);
Usar chavões;
Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
Desviar do assunto principal;
...