Desenvolvimento Moral
Por: giuliafeiten • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
Desenvolvimento Moral:
Ética e moral: O que é ética ou moral? Acho que é tudo aquilo que nos leva de uma maneira inconsciente e um tanto consciente a agir e pensar diante ao todo, ou a uma sociedade, desenvolver princípios e também a discernir e aprender a discordar de coisas e também concordar com outras.
Princípios, Valores e Sentimentos: A partir da ética e da moral, são desenvolvidos os princípios os valores e os sentimentos. Que esses são criados através da cultura em que se vive, do que se aprende no irracional, no meio social, o que se pega como educação dos pais ou da escola, e assim leva para si como verdade e norteador durante a vida.
Desenvolvimento Moral: A moral começa a se desenvolver no momento da infância. Isso vai se caracterizar e se construir dessa maneira, pois o convívio em sociedade a partir do desenvolvimento entre as relações. Dois autores descrevem o desenvolvimento da moral, Freud e Piaget. Freud segure o conceito de eu a moral tem seu desenvolvimento principalmente na infância com as relações interpessoais aonde vai fazendo a construção da moral a partir daí, e na vida adulta por fim ela já é formada. Piaget, fala que o desenvolvimento da ética parte do desenvolvimento da moral, quando você desenvolve a ética e conceituam seus princípios a sua moral ela começa a se moldar de acordo com eles. Ainda nele, a anomia e a heteronomia se destacam em Freud, pois a criança busca se enquadrar e espelhar na vontade e conceito de outrem.
As dimensões da Moralidade: É um campo vasto que nos obriga a pensar nas relações afetivas e no pensamento intelectual, a sua distância e diferença baseando-se na teoria de que um lado está completamente no oposto do outro, são duas pontas, em que no meio se enquadra uma imensidão de definições.
A Dimensão Intelectual: Piaget – dimensão do juízo moral. Correspondem as mudanças morais que ocorrem na infância, primeiramente. Implica no “pensar” e analisar as possibilidades a fim de agir moralmente. Pode ser dividido em regras, princípios e valores, do mais concreto para o mais abstrato. Capacidade, de hierarquizar as implicações e então agir. Exclusivo dos seres racionais.
A Moralidade e os Sentimentos: Complexo onde a criança e o adulto apropriam-se. Sensibilidade moral, o que é? É onde se discerne o que está certo ou errado nas atitudes que a pessoa toma. A pergunta é: Devo roubar um remédio para salvar a minha mulher que irá morrer? É mais complexo do que parece. A moralidade e os sentimentos são onde as escolhas se dão e implicam pensar na sua dimensão racional. O objeto de conhecimento é dividido em três níveis: As regras, tudo tem regras, que dizem se as coisas devem ou não serem feitas. Nível concreto e explicito. Mas como a moral é complexa não pode existir regra para tudo, e é exatamente daí que surgem os princípios. Onde as pessoas usam os sentimentos? Ela está a um nível superior as regras, e ela age na verdade como uma bússola para as regras, seguindo como função de norteador. Por fim, os valores de onde derivam os princípios, onde perguntam o porquê devemos respeitar uns aos outros. No ponto de vista lógico a moral se divide portanto, e retoma o início da resposta: Na ocorre o contrário, primeiramente vem a regra, depois os princípios e finalmente os valores, onde moral e ética se aplicam. E estas nos dão as respostas ao dever.
...