Direito Constitucional
Pesquisas Acadêmicas: Direito Constitucional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nandda • 1/8/2014 • 213 Palavras (1 Páginas) • 280 Visualizações
Classificação das constituições
Quanto a mutabilidade
Constituição rígida: a alteração do texto constitucional exige um processo legislativo mais difícil que uma legislação infraconstitucional, art. 60 da constituição. (clausulas pétrea). Sendo assim a constituição de 1988 SUPER-RIGIDA.
Constituição flexível: Aquela que permite alteração do seu texto pelo mesmo processo legislativo utilizado ara alteração da legislação infraconstitucional.
Constituição semi-rigida: É a constituição que exige um processo legislativo mais dificultoso quando se pretende a alteração de determinadas matérias que ela expressamente mencionar.
Constituição fixa: São as constituições que somente podem ser alteradas por um poder idêntico ao que lhes criou.
Constituição Transitoriamente flexível: Durante período determinado, a constituição pode ser alterada por um processo legislativo idêntico ao de alteração da legislação infraconstitucional.
Constituição imutável: é a constituição absolutamente inalterável.
Quanto à origem
Constituição outorgada: é a constituição imposta à sociedade por um agente ou grupo revolucionário que não recebeu do povo a legitimidade de representação.
Constituição promulgada: é a constituição elaborada por uma assembleia nacional constituinte, eleita pelo povo e com legitimidade para atuar em nome dele.
Questão exame da ordem OAB 2009.3
De acorde com a classificação das constituições, denomina-se dogmática a constituição que:
É elaborada necessariamente, por um órgão com atribuições constituintes e, somente e somente existindo na forma escrita, sistematiza as ideias fundamentais contemporâneas da teoria politica e do direito.
...