Direito E Legislaçao
Artigos Científicos: Direito E Legislaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mthais • 9/4/2013 • 300 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
O assistente social constitui-se hoje como um profissional amplamente qualificado para atender as multifacetadas demandas sociais emergentes da pobreza e exclusão social, bem como de outras áreas diversas que constituem-se enquanto questão social.
Esse profissional, assim como o advogado, é estudioso de leis e deve buscar difundir o conceito de garantia de direitos a todos quantos da assistência social necessitar, segundo a Constituição Federativa do Brasil. Mais do que conhecer e reconhecer os direitos fundamentais a vida, a saúde, educação, habitação, segurança e alimentação, etc., o assistente social deve ater-se a constante e ininterrupta busca pelo conhecimento para que possa aplicá-los de maneira eficaz e eficiente na instituição, garantindo e efetivando esses direitos alcançados por todos através da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Na história sócio-política do ocidente, as constituições evoluíram ao reconhecer os direitos sociais, ao lado dos direitos individuais civis e políticos e ao promover a abertura do Estado à efetiva participação do povo em sua gestão e controle. Na atual conjuntura, o assistente social tem se destacado como o profissional mais qualificado para elaborar e executar políticas de bem-estar social, cabendo ao mesmo promover melhor inserção socioeconômica de indivíduos, famílias e grupos nas sociedades em que vivem, bem como procurar meios para amenizar suas mazelas, buscando nos próprios participantes a solução ou a minimização dos problemas sociais que os afetam.
O conhecimento deste profissional está baseado nas técnicas adquiridas ao longo do seu processo de formação, capacitando a esse profissão de forma qualificada e legalmente embasada para que possa fazer com que os indivíduos tornem-se mais independentes, seguros e conscientes das suas próprias capacidades, atitudes e direitos.
O homem ao long
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/direito-e-legislacao-social/59326/#ixzz2PzapmHjo
...