Diversidade Connvivendo Com O Diferente
Trabalho Universitário: Diversidade Connvivendo Com O Diferente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliud • 30/11/2014 • 2.574 Palavras (11 Páginas) • 209 Visualizações
PROJETO ANUAL INTEGRADO
“CONVIVENDO COM O DIFERENTE”
TEMA: Diversidade
Apresentação:
A realização desse projeto “Convivendo com o diferente” foi motivado pela chegada de uma criança a Pré - Escola portadora de necessidades física apresentando a deficiência, um dos seus bracinhos chamando a atenção das outras crianças. Este momento gerou angústia nos educadores levando – nos a questionamentos diversos acerca do tema. Apesar de já termos vividos esta experiência com crianças portadoras de síndrome de Dawn, esquizofrenia, e autismo, em reunião de planejamento nasceu o tema Convivendo com o Diferente na fala da professora Adjane Lima e em consenso aos demais ali presente que concordaram na execução do projeto durante o ano de 2014 iniciando ao segundo semestre. Decidimos não só trabalhar a inclusão como também a Diversidade, para mediar a relação entre crianças e para conseguíssemos diminuir as preocupações dos educadores aumentando os conhecimentos destes a respeito do Tema.
JUSTIFICATIVA:
Nesse Projeto a palavra de ordem é integrar os Mini projetos desenvolvidos durante todo o ano na EMEI José Garcez Vieira ao programa de Ensino Estruturado do IAB, adotado pela SEMED, de maneira que as atividades elaboradas nos mini projetos venha a agregar conhecimentos e proporcionar as crianças vivências reais sobre o temas pertinentes a vida cotidiana.
PACTO DE GESTÃO QUE ENTRE SI
CELEBRAM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESCOLA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO INFANTIL JOSÉ GARCEZ VIEIRA.
Clausula Primeira do Objeto.
O presente pacto tem por objeto o alinhamento do Projeto Político Pedagógico da Escola com as Diretrizes e Índices de desempenho Educacional auferido em âmbito Municipal e ou Federal.
É compreensível que os pais e responsáveis, por alunos matriculados na Educação Infantil que abrange crianças com idade entre 0 a 5 anos e 11 meses, pensem primeiramente em resolver as necessidades de onde e com quem deixar seus filhos para que eles possam trabalhar tranquilos e que seus filhos vão apenas ser cuidados, alimentados, recreados estando em um lugar seguro. Porém a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação brasileira ) diz qu
Seção II
Da Educação Infantil
“Art. 29. A educação Infantil primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, social, complementando a ação da família e da comunidade.
“Art 30. A educação será oferecida em:
I - Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade
II – Pré escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade.
O Projeto Anual Integrado “Convivendo com o Diferente” trás a proposta de trabalhar as datas comemorativas cívicas, religiosas e sociais, já tão enfocada na pré escola como também as questões da: Alimentação Saudável, a Cultura da Paz, a Proteção a Criança, O meio Ambiente , Incentivo a Leitura e as artes e o Respeito a Diversidade de forma geral. Sempre respeitando o desenvolvimento, o rítimo e o interesse de cada criança da Educação Infantil; sempre com o propósito de proporcionar a ampliação dos seus conhecimentos e de suas aprendizagens.
Capítulo II
Da Educação Básica
Disposições Gerais.
Seção I
Das Disposições Gerais
Art. 22. A educação básica tem por finalidade Desenvolver o educando, assegurar – lhe a Formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir. No trabalho e em estudos posteriores.
Como a palavra de ordem é integrar, os pais ou responsáveis serão um dos nossos principais aliados e parceiros. O Projeto em si visa trabalhar conjuntamente com a família da criança, convidando–os a assistirem reuniões, palestras relacionadas ao tema propostos de maneira que possamos trocar idéias e informações importantes que os auxiliem na prevenção ou resolução criarem em seus lares uma rotina de momentos de dedicação aos estudos com seus filhos.
Titulo II
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Art.2º “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade
...