EXERCICIOS DO CAP 2 DE ECONOMIA
Casos: EXERCICIOS DO CAP 2 DE ECONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9284 • 16/3/2015 • 348 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
Resposta 1
Os mercantilista acumulavam riquezas adquirindo uma grande importância de metais, ou seja quanto maior o estoque de moedas mais poderosos seriam. E com isso acabaram estimulando guerras
Para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como lavoura, pesca e mineração. Portanto encorajava-se a agricultura e exigia-se que pessoas empenhadas no comercio e nas finanças fossem reduzidas ao menor numero possível.
Resposta 2
Adam Smith, e suas idéias eram que se os mercados atuarem livremente, com as suas concorrências, afim de obter lucros, a sociedade seria beneficiada, sem intervenção do estado. O principio do liberalismo.
RESPOSTA 3
David Ricardo (1772- 1823). A teoria das vantagens comparativas , foi uma resposta ao analisar porque as nações comerciavam entre si, se e melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comerciados. Com essa teoria, o comercio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção ( fertilidade das terras por exemplo).
RESPOSTA 4
Segundo a lei de Say a oferta cria sua própria procura, sendo assim, o aumento da produção reflete em aumento de renda dos trabalhadores e empresarios, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.
Já o principio Keynesiano da demanda efetiva inverte o sentido da lei de Say, ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços. Para Keynes, não existem forcas de auto ajustamento na economia, e a intervenção do estado através de políticas de gastos públicos torna necessário.
Resposta 5
Monetaristas – privilegiam o controle da moeda e um abaixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas – recomendam o uso de políticas fiscais ativas e um acentuado grau de intervenção do Estado.
Pos Keynesianos – enfatizam o papel da especulação financeira e defendem o papel ativo do Estado na condução da atividade econômica
Marxistas – teoria valor – trabalho. Utilizava o conceito mais valia referendo a diferença entre o valos das mercadorias que os trabalhadores produzem e o valor da forca de trabalho.
Institucionalistas – dirigem suas criticas ao alto grau de abstração da teoria econômica, e o fato de ela não incorporar em sua analise as instituições sócias.
...