Ensaio Primeira Guerra
Por: abnermichel • 18/6/2018 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
03/07/2017 PIO
- Até a primeira guerra, a disciplina era fragmentada
- 8 milhões de mortos. ao final da guerra, a gripe espanhola( na verdade sua origem é Estados UNidos ou China)matou ainda de 20 a 100 milhões de pessoas→ rodrigues Alves, presidente do Brasil, foi a vítima mais destacada aqui no país. a mortandade era elevadíssima. não havia como enterrar todos os mortos. epidemias estão ligadas no contexto das ri. ( fiocruz: eventos sobre saúde e diplomacia). Não havia Antibiótico.
- Antescedentes: Revanchismo, nacionalismo, alianças defensivas tornam-se ofensivas por conta do colapso. Pacifismo na lona→ pensamento belicioso(inclusive da população) Desertor condenado á morte.Póa guerra( nada de novo no fronte) .
- De quem é a culpa: Alemanha? nacionaismo? Imperialismo capitalista?→ saída de Versalhes: Culpa da Alemanha. ( comunistas não se importavam com o comunismo, o problema foi quando os proletários de cada país pegaram em armas diferentes
-Alemanha tinha um dinamismo muito grande, mas um ilitarismo muito forte. NOs países ocidentais( frança, inglaterra =, italia, japão) não havia esse discurso tão forte. O kaiser sempre estava com trajes militares. estado centralizado , pouco liberal. Alemanha nasce com 3 guerras( de unificação). Insegurança paranoica→ kaiser e militares não tinha a perspectiva de que eles eram agressivos, mas corriam o risco de serem invadidos→ formação da entente dual 1891( frança e rússia) preocupação Alemã. Entente cordiale 1904( ingalterra, França e Rússia) . Filosofia e setor intelectual aumentavam o sentimento de superioridade. obs: instituição total: ressocializa o indivíduo( igreja, exército).
Equilíbrio bélico; novo tipo de guerra( sociedade industrializada).
...