Estado Governo E Mercado
Casos: Estado Governo E Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 31/1/2015 • 428 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Estado, Governo e Mercado
Question1
Notas: 1
A partir do século XVII a Europa começou a fervilhar num importante movimento de ideias que revolucionou o pensamento científico e político. A atividade proposta é que você relacione as ideias e pensamentos a seus respectivos autores/pensadores, considerando a referência abaixo:
A tendência natural do homem é abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar o despotismo, a autoridade do governo deve ser desmembrada em três poderes – legislativo, executivo e judiciário.
O governo existe pela necessidade de garantir os direitos e a segurança dos homens, mas seus poderes não podem ultrapassar os limites estabelecidos por aqueles que o escolheram.
Poder é toda chance, seja ela qual for, de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a relutância dos outros.
Todo poder emana do povo e é em nome do povo que ele é exercido.
O mercado é dirigido por determinadas leis que estão diretamente associadas ao caráter individualista do ser humano.
Question2
Notas: 1
Considerando a leitura feita em Coelho (2012, p. 17-20) responda, dissertando (em no máximo 10 linhas) sobre as diferenças (se é que existem) entre presidencialismo e parlamentarismo, principalmente no que se refere à separação entre os Poderes Executivo e Legislativo, e quanto a quem exerce a função de governo.
Presidencialismo: há uma separação de poderes entre o Legislativo e o Executivo, com relação à duração dos mandatos do presidente e dos parlamentares. O presidente não tem o poder de dissolver o parlamento e nem o parlamento tem o poder de dissolver o presidente, exceto no caso de impeachment, por crime de responsabilidade.
Parlamentarismo: nem o governo e nem o parlamento tem mandatos rigidamente definidos, há uma separação mais flexível entre os poderes. O primeiro-ministro é escolhido pela maioria parlamentar e exerce funções executivas de forma complementar independente do parlamento. Ao governo caberá governar, dar sustentação ao parlamento e aprovar leis do seu interesse.
No parlamentarismo, é facultado ao governo dissolver o parlamento e convocar novas eleições.
...