Estudo Africa e Europa
Por: Raphael Souza • 4/3/2016 • Exam • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Estudos dos Mercados da Europa e África
Curso: Relações Internacionais
Professor: Maria da Graça Poyer
Nome do estudante: Raphael de Souza Silva
Data: 03/03/2016
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Nos últimos meses, milhares de refugiados e chegaram às fronteiras européias, fugindo de guerras, pobreza e violência, em sua maioria, oriundos de regiões do Oriente Médio e da África. Em 2014, o número de pessoas que chegou à Europa em busca de asilo aumentou significativamente em relação aos anos anteriores. Mais de 700 mil pessoas pediram asilo na Europa no ano passado, um aumento de 47% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).( www.epoca.globo.com)
Com base no texto acima pesquise e responda as seguintes perguntas:
- A questão dos refugiados não refere somente a capacidade da Europa em receber essas pessoas,há uma crise política, dificultando os pleitos de asilo. Explique sobre esta crise política e porque a mesma só piora ainda mais a situação de países como Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, entre outros. (3,0 pontos)
Ao meu modo de ver a crise econômica que estourou em 2008 e até hoje tem reflexos nas economias europeias é o elo fraco de todo esse caos, por um lado diversos países que europeus estão sofrendo com a crise econômica a alguns anos mesmo após uma recuperação positiva nos últimos anos por alguns ainda tem países enterrados em graves crises, com essa fragilidade econômica muitos partidos de extrema direita contrários aos imigrantes ganharam poder e influencia por toda europa. Estes partidos que possuem a cada ano mais adeptos não apoiam essa abertura europeia para receber os refugiados. Além dos radicais uma parte da população é extremamente contra também pela fragilidade dos países economicamente e sentem que aceitar imigrantes será o fim do famoso status quo europeu ou que os países terão um aumentando da criminalidade e etc.. Essa crise humanitária além de ser em uma hora complicada, ajuda a aumentar muito a politica conturbada da atual união europeia onde existem países com potencial de abandono, além de possíveis calotes e economias a beira do abismo, com diversas pautas na agenda europeia a questão dos refugiados é mais um grande problema a ser resolvido, justamente no momento em que a exemplar união europeia está mais fragilizada economicamente e politicamente, no momento onde se tem a maior desunião de toda a historia.
- Informe quais são os países que possuem a grande maioria de refugiados e o que ocorre nestes países que levam as pessoas arriscarem suas próprias vidas para ir embora. (2,0 pontos)
Os países que mais possuem refugiados são a Turquia , Alemanha e Suecia. O primeiro por ser o país de acesso a europa metade no continente asiático e metade no continente europeu. E os outros dois justamente por possuírem um pontecial de ajuda muito maior que os outros países europeus, além de serem economias menos fragilizados com governos fortes, as pessoas querem arriscar tudo em busca de uma vida digna e a necessidade de se protegerem de conflitos intermináveis seja na síria, africa ou em qualquer outro conflito.
3)Um dos principais órgãos globais a atuar com a questão dos refugiados é Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas (Acnur),informe quais são os objetivos do mesmo e o que está sendo feito atualmente para está questão dos refugiados na Europa. (3,0 pontos)
A acnur tem como objetivo conduzir e coordenar ações internacionais para proteção dos refugiados e a busca por soluções duradouras para seus problemas. Além dessa missão a acnur também auxilia os refugiados na obtenção de documentos, legalização de questões trabalhistas e etc. Seu objetivo mais básico seria a proteção de homens, mulheres e crianças refugiadas sempre buscando conduzir soluções para que estas pessoas consigam reconstruir suas vidas em um ambiente normal.
No dia 26 de fevereiro de 2016 a ACNUR juntamente com UNICEF lançaram uma nova iniciativa anunciando a ampliação de 20 centros especiais de apoio para os refugiados ao longo das rotas de migração mais utilizadas na Europa. Estes centros chamados de “ponto azul” visam apoiar as famílias e pessoas vulneráveis disponibilizando proteção e aconselhamento em um único local, além de proteger essas pessoas contra abusos, violência e exploração. Entre os serviços que os pontos azuis disponibilizaram estão o reestabelecimento de laços familiares, reunificação familiar, aconselhamento psicológico, atendimento psicossociais, aconselhamento jurídico, dormitórios, assistentes sociais e acesso a internet.
UNHCR ACNUR, Lista de noticias, 2016. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/acnur-e-unicef-lancam-plano-para-proteger-refugiadas-e-criancas/ Acessado dia: 01/03/2016.
...